Grupo de gestantes voltam a prestar assistência a mães soropositivas
Reuniões buscam orientar gestantes soropositivas sobre cuidados

Com o objetivo de prestar assistência a gestantes soropositivas, a Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove encontros periódicos com essas mães no intuito de orientar sobre diferentes aspectos e cuidados que devem ser tomados durante a gravidez, parto e nascimento. Em virtude da pandemia, os encontros estavam suspensos, mas foram retomados nesse mês de janeiro.
Dayane Tenório, responsável técnica pela transmissão vertical do HIV no município e responsável pelos grupos, conta que o grupo de gestantes surgiu da ideia de apoiar os serviços de Atenção Especializada. “A proposta é preparar as gestantes que tem HIV para o parto e o nascimento. Então nos grupos nós temos o foco em ações educativas que as apoia em todos os passos até o nascimento da criança”, explica.
As reuniões com as gestantes ocorrem em três locais: Hospital Universitário (HU) Dr. Alberto Antunes (Cid. Universitária), Pam Salgadinho (Poço) e Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Trapiche). A cada semana elas aprendem sobre um tema diferente. “São orientações sobre a não amamentação, já que mães soropositivas não podem amamentar seus bebês; a importância da adesão ao tratamento durante a gestação e cuidados básicos como manejo, preparo para o banho e sessões de relaxamento, e a decisão sobre que parto ela quer ter, dependendo de sua carga viral”, completa Dayane Tenório.
O grupo também funciona como uma rede de apoio para que as mães se conheçam, troquem informações e experiências, promovendo o sentimento de acolhida umas com as outras. A Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS também faz o acompanhamento dos atendimentos nas maternidades.
Ao final de cada grupo, as mães recebem da Gerência um kit com bolsas, mamadeiras e outros objetos para o bebê. Anualmente, são entregues 100 kits nos três serviços, Pam Salgadinho – Bloco I (50), Hospital Universitário (25) e Hélvio Auto (25).
Últimas notícias

Com entrega de nova UBS, Luciano realiza antigo sonho de moradores da Comunidade Pau Ferro

Ônibus da Veleiro pega fogo e revolta população de Rio Largo

Encanto Coral se apresenta em Arapiraca no próximo domingo (24)

Dois suspeitos são presos por espancamento de jovem encontrado nu em estrada de Inhapi

Dono de clínica onde Cláudia Pollyane morreu é preso em motel de Jacarecica

Girau representa Alagoas em evento sobre o cuidado com o meio ambiente em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
