Grupo de gestantes voltam a prestar assistência a mães soropositivas
Reuniões buscam orientar gestantes soropositivas sobre cuidados
Com o objetivo de prestar assistência a gestantes soropositivas, a Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove encontros periódicos com essas mães no intuito de orientar sobre diferentes aspectos e cuidados que devem ser tomados durante a gravidez, parto e nascimento. Em virtude da pandemia, os encontros estavam suspensos, mas foram retomados nesse mês de janeiro.
Dayane Tenório, responsável técnica pela transmissão vertical do HIV no município e responsável pelos grupos, conta que o grupo de gestantes surgiu da ideia de apoiar os serviços de Atenção Especializada. “A proposta é preparar as gestantes que tem HIV para o parto e o nascimento. Então nos grupos nós temos o foco em ações educativas que as apoia em todos os passos até o nascimento da criança”, explica.
As reuniões com as gestantes ocorrem em três locais: Hospital Universitário (HU) Dr. Alberto Antunes (Cid. Universitária), Pam Salgadinho (Poço) e Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Trapiche). A cada semana elas aprendem sobre um tema diferente. “São orientações sobre a não amamentação, já que mães soropositivas não podem amamentar seus bebês; a importância da adesão ao tratamento durante a gestação e cuidados básicos como manejo, preparo para o banho e sessões de relaxamento, e a decisão sobre que parto ela quer ter, dependendo de sua carga viral”, completa Dayane Tenório.
O grupo também funciona como uma rede de apoio para que as mães se conheçam, troquem informações e experiências, promovendo o sentimento de acolhida umas com as outras. A Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS também faz o acompanhamento dos atendimentos nas maternidades.
Ao final de cada grupo, as mães recebem da Gerência um kit com bolsas, mamadeiras e outros objetos para o bebê. Anualmente, são entregues 100 kits nos três serviços, Pam Salgadinho – Bloco I (50), Hospital Universitário (25) e Hélvio Auto (25).
Últimas notícias
Por causa de dívida, pedreiro é atacado a golpes de facão em Maceió
Mãe que tentou matar bebê durante 'mesversário' é condenada a 4 anos de prisão
Entregador é preso suspeito de estupro de vulnerável contra menina em Maceió
Estudantes e professores denunciam intimidação de grupo político na Ufal em Arapiraca
Grupo encapuzado mata homem e deixa mulher baleada na Barra de São Miguel
Mãe é presa suspeita de permitir abusos sexuais contra as próprias filhas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
