Grupo de gestantes voltam a prestar assistência a mães soropositivas
Reuniões buscam orientar gestantes soropositivas sobre cuidados

Com o objetivo de prestar assistência a gestantes soropositivas, a Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove encontros periódicos com essas mães no intuito de orientar sobre diferentes aspectos e cuidados que devem ser tomados durante a gravidez, parto e nascimento. Em virtude da pandemia, os encontros estavam suspensos, mas foram retomados nesse mês de janeiro.
Dayane Tenório, responsável técnica pela transmissão vertical do HIV no município e responsável pelos grupos, conta que o grupo de gestantes surgiu da ideia de apoiar os serviços de Atenção Especializada. “A proposta é preparar as gestantes que tem HIV para o parto e o nascimento. Então nos grupos nós temos o foco em ações educativas que as apoia em todos os passos até o nascimento da criança”, explica.
As reuniões com as gestantes ocorrem em três locais: Hospital Universitário (HU) Dr. Alberto Antunes (Cid. Universitária), Pam Salgadinho (Poço) e Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Trapiche). A cada semana elas aprendem sobre um tema diferente. “São orientações sobre a não amamentação, já que mães soropositivas não podem amamentar seus bebês; a importância da adesão ao tratamento durante a gestação e cuidados básicos como manejo, preparo para o banho e sessões de relaxamento, e a decisão sobre que parto ela quer ter, dependendo de sua carga viral”, completa Dayane Tenório.
O grupo também funciona como uma rede de apoio para que as mães se conheçam, troquem informações e experiências, promovendo o sentimento de acolhida umas com as outras. A Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS também faz o acompanhamento dos atendimentos nas maternidades.
Ao final de cada grupo, as mães recebem da Gerência um kit com bolsas, mamadeiras e outros objetos para o bebê. Anualmente, são entregues 100 kits nos três serviços, Pam Salgadinho – Bloco I (50), Hospital Universitário (25) e Hélvio Auto (25).
Últimas notícias

Homem é preso por perseguir e ameaçar ex-companheira em Santana do Ipanema
Durante operação, motociclista é preso por embriaguez ao volante na Av. Antônio Gouveia

Caso Micaela e Vitória: Polícia descarta possibilidade de feminicídio; namorado de vítima segue preso

Saída de JHC do PL pode tornar Cabo Bebeto candidato ao governo de AL em 2026

Ex-The Voice Kids morre aos 17 anos vítima de AVC

Pescadores bloqueiam entrada do porto enquanto último cruzeiro desembarcava em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
