Grupo de gestantes voltam a prestar assistência a mães soropositivas
Reuniões buscam orientar gestantes soropositivas sobre cuidados
Com o objetivo de prestar assistência a gestantes soropositivas, a Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove encontros periódicos com essas mães no intuito de orientar sobre diferentes aspectos e cuidados que devem ser tomados durante a gravidez, parto e nascimento. Em virtude da pandemia, os encontros estavam suspensos, mas foram retomados nesse mês de janeiro.
Dayane Tenório, responsável técnica pela transmissão vertical do HIV no município e responsável pelos grupos, conta que o grupo de gestantes surgiu da ideia de apoiar os serviços de Atenção Especializada. “A proposta é preparar as gestantes que tem HIV para o parto e o nascimento. Então nos grupos nós temos o foco em ações educativas que as apoia em todos os passos até o nascimento da criança”, explica.
As reuniões com as gestantes ocorrem em três locais: Hospital Universitário (HU) Dr. Alberto Antunes (Cid. Universitária), Pam Salgadinho (Poço) e Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Trapiche). A cada semana elas aprendem sobre um tema diferente. “São orientações sobre a não amamentação, já que mães soropositivas não podem amamentar seus bebês; a importância da adesão ao tratamento durante a gestação e cuidados básicos como manejo, preparo para o banho e sessões de relaxamento, e a decisão sobre que parto ela quer ter, dependendo de sua carga viral”, completa Dayane Tenório.
O grupo também funciona como uma rede de apoio para que as mães se conheçam, troquem informações e experiências, promovendo o sentimento de acolhida umas com as outras. A Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS também faz o acompanhamento dos atendimentos nas maternidades.
Ao final de cada grupo, as mães recebem da Gerência um kit com bolsas, mamadeiras e outros objetos para o bebê. Anualmente, são entregues 100 kits nos três serviços, Pam Salgadinho – Bloco I (50), Hospital Universitário (25) e Hélvio Auto (25).
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
