Grupo de gestantes voltam a prestar assistência a mães soropositivas
Reuniões buscam orientar gestantes soropositivas sobre cuidados
Com o objetivo de prestar assistência a gestantes soropositivas, a Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove encontros periódicos com essas mães no intuito de orientar sobre diferentes aspectos e cuidados que devem ser tomados durante a gravidez, parto e nascimento. Em virtude da pandemia, os encontros estavam suspensos, mas foram retomados nesse mês de janeiro.
Dayane Tenório, responsável técnica pela transmissão vertical do HIV no município e responsável pelos grupos, conta que o grupo de gestantes surgiu da ideia de apoiar os serviços de Atenção Especializada. “A proposta é preparar as gestantes que tem HIV para o parto e o nascimento. Então nos grupos nós temos o foco em ações educativas que as apoia em todos os passos até o nascimento da criança”, explica.
As reuniões com as gestantes ocorrem em três locais: Hospital Universitário (HU) Dr. Alberto Antunes (Cid. Universitária), Pam Salgadinho (Poço) e Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Trapiche). A cada semana elas aprendem sobre um tema diferente. “São orientações sobre a não amamentação, já que mães soropositivas não podem amamentar seus bebês; a importância da adesão ao tratamento durante a gestação e cuidados básicos como manejo, preparo para o banho e sessões de relaxamento, e a decisão sobre que parto ela quer ter, dependendo de sua carga viral”, completa Dayane Tenório.
O grupo também funciona como uma rede de apoio para que as mães se conheçam, troquem informações e experiências, promovendo o sentimento de acolhida umas com as outras. A Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS também faz o acompanhamento dos atendimentos nas maternidades.
Ao final de cada grupo, as mães recebem da Gerência um kit com bolsas, mamadeiras e outros objetos para o bebê. Anualmente, são entregues 100 kits nos três serviços, Pam Salgadinho – Bloco I (50), Hospital Universitário (25) e Hélvio Auto (25).
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
