Vacinação com imunizante de Oxford começa quarta-feira; entenda diferença
Doses chegaram nesse domingo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares
O governador Renan Filho realizou uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (25), para explicar como vai funcionar a distribuição das vacinas contra a Covid-19 Oxford/AstraZeneca em Alagoas, que funcionam em uma lógica diferente do imunizante CoronaVac, desenvolvido pela farmacêutica Sinovac e Instituto Butantan.
Nesse domingo (24), 27.500 doses da vacina de Oxford, procedentes da Índia, chegaram ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió. De acordo com Renan Filho, todos os imunizantes serão utilizados como primeiras doses e serão destinados a idosos acima de 85 anos e profissionais da saúde.
Diferente da vacina CoronaVac, a segunda dose da vacina de Oxford só precisa ser aplicada após três meses da primeira. Por isso, o Estado optou em usar toda remessa em primeiras doses. Ainda segundo o chefe do Executivo, já foi garantido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz) que haverá os outros lotes até esse prazo.
Outra particularidade da vacina de Oxford é que cada frasco enviado não corresponde a uma dose. Com um frasco, é possível imunizar dez pessoas. Isso faz com que os aplicadores precisem retirar uma quantidade muito precisa para cada imunizado, o que nem sempre acontece. Como margem de erro, mais doses serão destinadas aos municípios. Todas as doses que “sobrarem” serão aos profissionais da saúde.
Com as 27.500 doses, Alagoas vai conseguir imunizar todos os idosos acima de 85 anos. Renan Filho explicou que, como esse grupo é de cerca de 23 mil pessoas no estado, pelo menos 24 mil doses serão destinadas, por causa da margem de erro.
“Idosos têm maior de risco de morte e forçam a capacidade hospitalar do estado. Apesar de ser um público pequeno, as mortes estão concentradas principalmente nessa faixa etária [acima de 85 anos]. Países que começaram com idosos já apresentaram resultados positivos. É fundamental que sigamos na caminhada de vacinar profissionais da saúde, mas também vacinando idosos”, afirmou.
Em Maceió, a imunização já começa a partir da quarta-feira (27). O município deve anunciar em breve como funcionará a logística de vacinação por meio de drive-in, a domicílio para idosos acamados e em postos de saúde.
Últimas notícias
Cartão de inscrição do concurso da Guarda Municipal de Maceió está disponível
Morte de criança reforça cobrança de Deputado Fabio Costa por penas mais duras
Renato Filho destaca complexo esportivo do Pilar como modelo de inclusão
Donos de pousada e eletricista viram réus por mortes de mãe e filho em Maragogi
Acusado de causar prejuízo de mais de R$ 30 mil com furto é preso em Maceió
Educador de Arapiraca libera aula gratuita sobre uso de telas na infância
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
