Deputado Pedro Vilela quer portadores de Síndrome de Down na prioridade da vacinação
Parlamentar visitou na semana passada o Instituto Amor 21, entidade que presta assistência a essas pessoas e familiares
O deputado Pedro Vilela (PSDB) está solicitando ao governo federal, através do Ministério da Saúde, prioridade de pessoas portadoras de Síndrome de Down no plano nacional de imunização contra a covid-19. Segundo o parlamentar, que visitou na semana passada o Instituto Amor 21, em Maceió, entidade que presta assistência a essas pessoas e seus familiares, o risco em que elas estão expostas ao vírus, é preocupante.
“A própria condição natural de saúde dessas pessoas já explicita essa preocupação”, entende o deputado, que requereu à Câmara Federal, via indicação, que leve o pleito ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “Estou sugerindo que portadores da Síndrome Down, em todo o país, tenham precedência na ordem de vacinação atinente à covid-19, haja vista o nível de risco a que são expostos por ocasião da sua condição”, reforça Pedro Vilela.
“Em geral, pessoas com síndrome de Down são mais propensas a contrair infecções, além de algumas comorbidades que em geral eles têm, podendo trazer maior risco de agravamento do quadro de coronavírus, caso venham a ser infectadas”, destaca o parlamentar, esperando que o Ministério da Saúde seja sensível a essa situação. O requerimento do deputado foi protocolado na Câmara Federal nesta terça-feira, 23.
O Instituto Amor 21 fica no Farol, na Rua Francisco Silva, 266, e tem como objetivo acolher as famílias, promover troca de experiências entre eles e oferecer orientação do ponto de vista psicológico, afetivo, emocional, físico e cultural, além de colaborar para o desenvolvimento das potencialidades, lutar pelos direitos e inclusão das pessoas com Síndrome de Down em todos os espaços sociais.
Últimas notícias
Carro capota na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió
Agente da Polícia Militar de São Paulo dispara acidentalmente contra a própria perna
Michelle visita Bolsonaro na superintendência da Polícia Federal em Brasília
PF cumpre mandado de busca e apreensão sobre suspeita de fraude no Enem
Mano Walter publica vídeo emocionante em homenagem à sogra que faleceu sábado (22)
Duas motocicletas colidem de frente e deixam três feridos em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
