Atacado, varejo e indústria de Alagoas crescem 14% em janeiro, aponta Sefaz
Destaques ficaram para o varejo no setor de hipermercados, alimentos e lojas de departamentos
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) divulgou, no sábado (27), o novo boletim do movimento econômico em Alagoas, que constata que as atividades econômicas de atacado, varejo e indústria obtiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 14% no mês de janeiro de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Sefaz analisou os documentos fiscais eletrônicos emitidos no período, avaliando os efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas durante a pandemia na economia do estado. Os destaques do mês ficaram para o varejo no setor de hipermercados, alimentos e lojas de departamentos.
De acordo com os dados, o setor atacadista teve aumento de 12% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de mercadorias em geral (20%), materiais de construção (19%), alimentos (17%) e combustíveis (10%), que representaram 71% dos valores totais emitidos. Neste segmento, apenas as atividades atacadistas de fumo (-25%), açúcar (-12%) e veículos (-2%) apresentaram variação negativa no período.
O segmento industrial teve crescimento de 16% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a fabricação de resinas (110%), a fabricação de produtos químicos (53%) e a fabricação de alimentos (25%). As atividades que tiveram resultados negativos foram a fabricação de açúcar (-11%), petróleo e gás (-4%) e frigoríficos e peixarias (-50%), este último tendo baixa representatividade em valores em relação ao total de emissões no período.
O Varejo apresentou crescimento de 13% no seu total, com valores mais significativos de emissões no setor de hipermercados (64%), alimentos (32%), lojas de departamentos (31%) e combustíveis (13%). Neste segmento, apresentaram queda em relação a janeiro/2020 as atividades de varejista de mercadorias (-20%), supermercados (-16%) e artigos de armarinho (-13%).
Últimas notícias
Motorista é espancado até a morte após carro atropelar criança de 5 anos
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
