Rodrigo Cunha debate com reitores orçamento e desenvolvimento da vacina brasileira
Participaram do encontro, que aconteceu remotamente, 66 reitores de universidades federais
Convidado a participar de reunião dos reitores de universidades federais, o senador Rodrigo Cunha destacou nesta quinta-feira (04) a importância desses centros na pesquisa e produção científica no país, especialmente no desenvolvimento de vacinas brasileiras contra a Covid-19.
Dentro dos laboratórios das grandes universidades brasileiras têm sido desenvolvidos imunizantes nacionais que se somarão àqueles que já foram negociados com empresas estrangeiras. “A evolução das vacinas que nascem nas universidades brasileiras é uma grande notícia para a nossa população neste momento de agravamento da pandemia”, disse Rodrigo.
Durante a reunião, o senador também pontuou que é preciso aumentar o diálogo do governo, do Legislativo e da sociedade com as universidades. Ele aponta que uma maior interação trará mais eficiência nos gastos da gestão pública e ganho de tecnologia e produtividade à iniciativa privada. A chave, diz, é a transferência de tecnologia da academia a serviço dos diversos setores da sociedade.
Os reitores manifestaram preocupação quanto ao enxugamento do orçamento para Ciência, Pesquisa e Inovação. O orçamento previsto para este ano é 26% menor do que o do ano passado. Dos R$ 10,4 bilhões que serão destinados para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apenas R$ 2,8 bilhões estão previstos para investimentos em pesquisa. Esse valor corresponde a 1/3 do que o MCTI investia em pesquisa dez anos atrás
Rodrigo afirmou que vai trabalhar no Congresso e junto ao governo para que não haja contingenciamento de recursos destinados à pesquisa e às universidades.
A presença do senador Rodrigo na 139ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) foi a primeira agenda dele com o setor desde que assumiu a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado (CCT), na semana passada.
Participaram do encontro, que aconteceu remotamente, 66 reitores de universidades federais.
Últimas notícias
Menina de quatro anos que desapareceu em região de mata é encontrada em MG
Homem é preso após polícia flagrar agressões contra mulher dentro de casa, na Jatiúca
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
