Rodrigo Cunha debate com reitores orçamento e desenvolvimento da vacina brasileira
Participaram do encontro, que aconteceu remotamente, 66 reitores de universidades federais
Convidado a participar de reunião dos reitores de universidades federais, o senador Rodrigo Cunha destacou nesta quinta-feira (04) a importância desses centros na pesquisa e produção científica no país, especialmente no desenvolvimento de vacinas brasileiras contra a Covid-19.
Dentro dos laboratórios das grandes universidades brasileiras têm sido desenvolvidos imunizantes nacionais que se somarão àqueles que já foram negociados com empresas estrangeiras. “A evolução das vacinas que nascem nas universidades brasileiras é uma grande notícia para a nossa população neste momento de agravamento da pandemia”, disse Rodrigo.
Durante a reunião, o senador também pontuou que é preciso aumentar o diálogo do governo, do Legislativo e da sociedade com as universidades. Ele aponta que uma maior interação trará mais eficiência nos gastos da gestão pública e ganho de tecnologia e produtividade à iniciativa privada. A chave, diz, é a transferência de tecnologia da academia a serviço dos diversos setores da sociedade.
Os reitores manifestaram preocupação quanto ao enxugamento do orçamento para Ciência, Pesquisa e Inovação. O orçamento previsto para este ano é 26% menor do que o do ano passado. Dos R$ 10,4 bilhões que serão destinados para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apenas R$ 2,8 bilhões estão previstos para investimentos em pesquisa. Esse valor corresponde a 1/3 do que o MCTI investia em pesquisa dez anos atrás
Rodrigo afirmou que vai trabalhar no Congresso e junto ao governo para que não haja contingenciamento de recursos destinados à pesquisa e às universidades.
A presença do senador Rodrigo na 139ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) foi a primeira agenda dele com o setor desde que assumiu a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado (CCT), na semana passada.
Participaram do encontro, que aconteceu remotamente, 66 reitores de universidades federais.
Últimas notícias
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher sofre tentativa de feminicídio após ser atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Olivença
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
