Saúde

Maceió se coloca à disposição para liberar AIHS de cirurgias do quadril

SMS se reuniu de forma virtual com membros da Defensoria Pública

Por Secom Maceió 15/03/2021 18h06
Maceió se coloca à disposição para liberar AIHS de cirurgias do quadril
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Foto: Assessoria

Maceió se colocou à disposição para autorizar ou liberar as Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs) para cirurgias de artoplastia de quadril que forem necessárias para a capital. O assunto foi definido em videoconferência entre o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, a coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), médica Sandra Torres, e membros da Defensoria Pública da União (DPU) em Alagoas, nesta segunda-feira, 15. Na reunião virtual, foram tiradas dúvidas quanto às liberações dos procedimentos que têm judicializados no estado pela DPU.

“A gestão do prefeito JHC tem prezado pelo diálogo, boa relação com outras instituições em Maceió e Alagoas e não foi diferente na reunião que tivemos hoje com os membros da DPU. Dentro do que estiver ao alcance da SMS, particularmente, não deixaremos de fazer nosso papel”, destacou o secretário de Sáude.

A coordenadora da Atenção Especializada da SMS também comentou o encontro com os representantes da Defensoria Pública da União em Alagoas.

“Sim, Maceió se colocou a postos para autorizar ou liberar as AIHs que se fizerem necessárias para as cirurgias de artroplastia do quadril em nossa capital. Porém, vale registrar que a Regulação de Maceió não possui nenhuma AIH pendente de autorização, apesar do procedimento da DPU”, concluiu Sandra Torres.

A artoplastia de quadril consiste na substituição da cabeça do fêmur ou do acetábulo (cavidade que recebe a cabeça do fêmur) por componentes metálicos, de polietileno ou cerâmica.