HGE investe na humanização para manter laços entre pacientes com Covid-19 e familiares
Projeto possibilita visitas guiadas, chamadas de vídeo e o recebimento de cartas para ajudar pacientes na recuperação

A gravidade da Covid-19, associada à distância dos familiares, durante o período de internação para o tratamento pode ser amenizada pelo olhar humano dos profissionais de saúde que cuidam dos pacientes. Com esse pensamento, a equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, aposta na humanização para manter os laços entre pacientes e familiares.
Para isso, foi criado o boletim presencial, são realizadas chamadas de vídeo e os familiares são estimulados a escreverem cartas de apoio e votos de plena recuperação aos internados com Covid-19. Por meio do boletim presencial, o médico, em conjunto com a equipe multiprofissional, conversa com os familiares e passa todo o quadro clínico do paciente. “Em algumas situações, permitimos, inclusive, a entrada de um familiar. Procedimento que é realizado desde que todas as recomendações sanitárias e de infectologia sejam seguidas.
“Para isso, é necessário realizar a paramentação e a desparamentação e o acompanhamento de um membro da nossa equipe. Estamos certos que a presença de um ente querido auxilia na melhora clínica do paciente e traz conforto aos familiares”, ressaltou o médico Adailton de Melo.
A dona de casa Maria Lúcia dos Santos, de 53 anos, sabe bem o que representou os cuidados com o marido Joan Barbosa de Oliveira, de 60 anos, enquanto ele esteve internado na UTI. Depois de 15 dias recebendo os cuidados exclusivos na Unidade de Terapia Intensiva, finalmente o aposentado foi transferido para um leito de enfermaria, após melhora clínica.
“Essa doença causa muita dor pelo isolamento e separação que desencadeia. O contato que a equipe nos proporcionou com o Joan, passa um alívio muito grande. Poder vê-lo, conversar, mandar correspondências foi gratificante demais”, relatou Maria Lúcia dos Santos.
Contato com a família
A assistente social Juliana Marques explicou que, além dos boletins presenciais, a equipe mantém contato direto com os familiares, através de aplicativos de conversa e chamadas de vídeo. “O canal do afeto também traz ações de cuidado para minimizar a distância entre familiares e pacientes. Pedimos aos familiares para escreverem cartinhas e mensagens. É emocionante acompanhar o carinho deles. Os laços não podem ser quebrados e passamos a ser intermediários entre nossos pacientes e seus familiares”, salientou a profissional.
De acordo com a psicóloga Íris Café, antes das ações serem realizadas, é efetuada uma avaliação psicológica com o paciente. “A intenção é auxiliar o tratamento, por isso, observamos cada ponto para não prejudicar a assistência. Temos pacientes cardíacos, alguns com o emocional mais fragilizado. Procuramos também dialogar com os familiares para direcionarem a conversa em pensamentos de incentivo e alegria. Sempre buscamos a melhora clínica e emocional dos pacientes e, por isso, realizamos o acolhimento aos familiares”, pontuou.
Para o gestor do HGE, o médico Paulo Teixeira, ações como as realizadas pela equipe multiprofissional, só corroboram com a dedicação e cuidado que os profissionais estão tendo com os pacientes durante o período de internação. “Mesmo cansados e sobrecarregados com a demanda durante a pandemia, a equipe não tem medido esforços na assistência aos pacientes e seus familiares. Muito orgulho de cada um!”, salientou o gestor.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
