IMA solicita ações para conter erosão marinha nas praias de Maceió
Descumprimento das solicitações é cabível de providências judiciais
A erosão marinha é um processo de desgaste de solos litorâneos que pode gerar consequências negativas às áreas costeiras. Há três anos, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) solicita à gestão municipal de Maceió providências urgentes para trechos afetados com processos erosivos e obras de contenções colapsadas.
A Notificação nº 601/2019 foi enviada à gestão da capital alagoana no dia 04 deste mês, e cobra medidas com urgência no prazo de 15 dias. O objetivo é que intervenções de menores impactos ambientais sejam feitas e possibilitem o acesso da população às praias.
Para os segmentos de orlas afetadas nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, foi solicitado um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) específico e de acordo com as necessidades dos locais indicados.
Na praia de Pontal da Barra, além do PRAD, foram requisitados projetos de intervenções ambientalmente viáveis para conter a erosão marinha e um plano de limpeza para recolher os entulhos das obras de contenções ocorridas recentemente.
Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, explana que anualmente os trechos de circulação de pessoas, nas praias citadas, ficam comprometidas e se faz necessário intervenções que estejam de acordo com a legislação ambiental.
“A cada ano perdemos ainda mais partes das áreas recreativas de praia, por colapso das obras de contenção de erosão e por obras que são inadequadas como paredões, então falta manutenção", afirma.
O descumprimento das solicitações feitas pelo Instituto, para a melhoria das praias e a contenção dos processos erosivos marinhos, à gestão do município de Maceió é cabível de encaminhamento para providências judiciais.
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
