Cidades do Vale do Mundaú receberão alerta em caso de enchentes
Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Mundaú foi iniciado no final de semana e seguirá até o mês de agosto
A operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Mundaú começou no último sábado (10). Iniciado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o sistema irá alterar os municípios de União dos Palmares e Murici sobre o risco de enchentes no rio até p dia 16 de agosto deste ano.
O sistema de alerta hidrológico, lançado em dezembro de 2017, consiste em monitorar a bacia do rio Mundaú através da coleta de dados, armazenamento e atualização dos dados coletados, análise, elaboração da previsão hidrológica e transmissão das informações.
Um boletim contendo os níveis dos rios nas estações fluviométricas serão transmitidos pelo SGB-CPRM à SEMARH-AL, por meio da Sala de Alerta, da Defesa Civil e prefeituras dos municípios da bacia do Mundaú.
Também serão informadas a cota de alerta e de inundação de algumas estações da bacia, além da previsão de cotas e boletins extraordinários, assim que o sistema atingir a cota de alerta nas estações de monitoramento.
A cota de alerta significa que foi atingido o nível do rio no qual a frequência de obtenção dos dados deve ser maior, pois o risco de acontecer uma enchente é grande. Neste caso, o monitoramento passa a ser mais intenso, e a orientação é que o próprio município passe a observar os níveis nas réguas localizadas nas estações fluviométricas. Já a cota de inundação significa que o ponto mais baixo da cidade começa a ser inundado.
Quando atingidas as cotas de alerta, os órgãos competentes serão avisados sobre a situação e passarão a receber boletins com maior frequência, contendo a previsão se a cota de inundação será ou não ultrapassada. O município de União dos Palmares deve acompanhar a evolução do nível do rio na estação de União dos Palmares, e a cidade de Murici fica responsável pelo monitoramento do nível do rio na estação de Murici Ponte.
As informações podem ser acessadas no site do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Mundaú.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
