Covid -19

Covid-19 : Central de Triagem de Maceió registra mais de 76 mil atendimentos

Na unidade de saúde situada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, já realizou 53 mil testes

Por 7Segundos com Agência Alagoas 14/04/2021 11h11
Covid-19 : Central de Triagem de Maceió registra mais de 76 mil atendimentos
Central de Triagem para Covid-19 disponibiliza teste RT-PCR com retirada de secreção nasofaríngeo - Foto: Thiago Duarte

No início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a população alagoana constatou várias ações adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para assegurar o diagnóstico preciso e em tempo oportuno. Entre elas está a abertura da Central de Triagem para Covid-19, inaugurada no dia 14 de abril do ano passado, e que está localizada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, em Maceió.

Há exatamente um ano a Central de Triagem para Covid-19 foi inaugurada e contabiliza o atendimento a 76.756 pessoas com suspeita da doença. A unidade de saúde funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, ofertando testes de diagnóstico para a população e melhorando o fluxo de atendimento dos pacientes. Durante os 365 dias de funcionamento, foram realizados 51.303 testes rápidos, com 8.019 casos positivos e 43.284 testagens negativas.

“Milhares de pessoas passaram pela Central de Triagem sendo atendidas de forma humanizada pelos profissionais que fazem parte da equipe multiprofissional da unidade. A testagem dos pacientes garantiu que pudéssemos encaminhar, de uma forma mais ágil, os casos positivos para um tratamento imediato da doença. A Central de Triagem se tornou extremamente importante no enfrentamento à Covid-19, fazendo com que melhorássemos nossas estratégias para combater o novo vírus”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

A unidade de saúde conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, biomédicos e técnicos em análise clínica. A Central de Triagem para Covid-19 possui uma estrutura física com 10 consultórios, quatro salas de coleta e 16 poltronas de medicação.

Quando procurar a Central

A população deve procurar a Central de Triagem de Maceió quando estiver entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. Entre os sintomas que devem ser observados com suspeita da Covid-19, estão as dores no corpo, na cabeça e garganta, além de febre, tosse, coriza, congestão nasal, perda de olfato e paladar.

Maryana Costa, diretora da Central de Triagem de Maceió, explica que ao chegar à unidade de saúde, as pessoas passam por uma pré-triagem, onde o nível de oxigênio no sangue é verificado por meio de um oxímetro.

“Após essa etapa, um enfermeiro irá verificar todos os sinais vitais e os sintomas dos pacientes, que em seguida são encaminhados para uma consulta com um médico. E em caso de necessidade, o médico irá solicitar a realização do teste rápido ou do teste RT-PCR”, disse a enfermeira.

Testes ofertados

Na Central de Triagem a população encontra dois tipos de testes para a detecção da Covid-19, o teste RT-PCR e o teste rápido de antígeno. Os testes são solicitados com base nos sintomas apresentados pelo usuário, segundo informou a médica da unidade de saúde, Maylis Dantas. Ela ainda salienta que os testes precisam ser feitos a partir do terceiro dia dos sintomas, e vai ser durante a consulta clínica que o médico irá avaliar a sintomatologia do paciente, para decidir qual o tipo de exame será solicitado.

“Para os usuários com um quadro clínico mais grave, as gestantes, ou os idosos, por exemplo, ocorre o encaminhamento para fazer o teste rápido de antígeno, com o resultado saindo em 15 minutos. E dependendo da gravidade podemos fazer o encaminhamento para uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento] ou para uma das unidades hospitalares referência no tratamento da doença”, explicou Maylis Dantas.

Ainda de acordo com a médica, nos casos leves, o RT-PCR é solicitado e o paciente é orientado a ficar em isolamento durante 10 dias. “Também recomendamos que ele tome as medicações prescritas, que geralmente são analgésicos para as dores de cabeça e antitérmicos destinados ao combate da febre. Além disso, orientamos ao usuário a procurar uma UPA caso surja um desconforto respiratório, dores na região do tórax e febre persistente”, destacou.