Evento da Central Única das Favelas reunirá senador e prefeito em Maceió
No evento serão apresentadas algumas ações já realizadas pela CUFA no estado
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) e o prefeito de Maceió JHC (PSB) participam neste sábado (1) de evento de consolidação da Central Única das Favelas (CUFA) em Alagoas. O evento vai contar com a presença do ativista, rapper e empreendedor Preto Zezé, presidente Nacional da organização. O evento ocorre às 9 horas, na sede da ONG Quintal Cultural.
No evento serão apresentadas algumas ações já realizadas pela CUFA no estado, com presença das lideranças locais da Central falando sobre o impacto benéfico que o trabalho da organização causa nas comunidades. Também será anunciada a distribuição de 10 mil cestas básicas para populações carentes e mais ações da entidade na capital alagoana.
“O trabalho da CUFA em prol da emancipação e da dignidade das comunidades carentes merece todo apoio e estamos engajados em busca da ampliação da presença da Central em Maceió e em Alagoas. Queremos mais ações em parceria com a CUFA e com outras ONGs em defesa de nossa população mais vulneráveis”, disse Rodrigo Cunha.
A ONG Quintal Cultural fica localizada na rua Sol Nascente, 183, Bom Parto, Maceió.
Preto Zezé
Parte da CUFA desde os anos 2000, Preto Zezé sempre se fez presente e atuante nos movimentos da organização. Sua história com a CUFA se cruza com sua trajetória no rap e com sua vontade de mudar a realidade em que cresceu e viveu, as Quadras, como são chamadas as favelas em Fortaleza, sua cidade natal.
Em 2004, ele assume a coordenadoria estadual da CUFA Ceará e em 2012, a presidência nacional, onde ficou até 2015, quando assumiu a presidência da CUFA Global.
Devido a situação grave que atingiu as favelas do Brasil durante a pandemia, Preto Zezé voltou seus esforços na luta contra o vírus e voltou a coordenar as CUFAs Norte e Nordeste.