Transporte

Portaria da Prefeitura irá regulamentar serviço de táxi-lotação em Maceió

Informação é do Superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa

Por 7Segundos 06/05/2021 12h12 - Atualizado em 06/05/2021 12h12
Portaria da Prefeitura irá regulamentar serviço de táxi-lotação em Maceió
Superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa - Foto: 7Segundos

O prefeito JHC (PSB) deve regulamentar nos próximos dias o serviço de transporte seletivo, chamado táxi-lotação, em Maceió. Um grupo de trabalho foi formado para analisar, da melhor maneira possível, o encaminhamento para a solução da problemática que se arrasta há anos.

Na manhã desta quinta-feira (06), um grupo de taxistas esteve na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A categoria denunciou abordagens truculentas realizadas por agentes do órgão, além de cobrar a regulamentação do serviço de táxi-lotação. 

Em entrevista ao 7Segundos, nesta quinta-feira (06), o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa, falou sobre o ocorrido. "Conversei com os agentes e fui informado que foi constatado que havia um transporte feito de maneira irregular, o que chamamos de táxi-lotação; foi verificado que taxímetros estavam desligados e os passageiros pagavam um valor fixo. O que aconteceu foi a aplicação da lei", informou o superintendente.

Questionado sobre a denúncia de abordagens intimidatórias, André Costa afirmou que solicitou documentos das autuações feitas e afirmou que o órgão fará uma análise para verificar o ocorrido. "A gente vai fazer uma análise de forma fria, de forma imparcial e com tranquilidade, para ver da melhor forma a situação específica do taxista", disse.

Sobre a regularização dos profissionais, o superintendente afirma que é decisão de Governo. "Desde que assumi a SMTT o prefeito JHC deixou claro o desejo dele de ver esse pessoal que trabalha de forma clandestina, mas quer que esse povo tenha dignidade e possa trabalhar de forma regular e reconhecida por todos os normativos", disse.

"Amanhã estamos publicando uma portaria, abrindo um prazo de 30 dias, para que os permissionários façam a opção se vão querer continuar sendo ser táxi convencional ou vão querer migrar para o modelo chamado táxi-especial, equivalente ao táxi-lotação", anunciou André Costa.

Grupo de trabalho

O grupo de trabalho, o mesmo que analisou a redução da tarifa de ônibus e a implantação do passe livre, é formado pelo secretário de Governo, Francisco Sales; pelo superintendente de Transportes e Trânsito, André Costa; e pelo procurador-geral do Município, João Lobo.