Economia

Vale a pena ter cartão de crédito?

Por 7Segundos 10/05/2021 10h10 - Atualizado em 10/05/2021 10h10
Vale a pena ter cartão de crédito?
Cartão de crédito - Foto: Divulgação

O cartão de crédito virou um meio de pagamento muito popular atualmente. Hoje em dia a maioria das pessoas podem ter acesso a um cartão de crédito que pode ajudar nas compras em loja virtual (se deseja criar a sua clique aqui), pagamentos por aproximação e até mesmo cadastro no celular para nem precisar sair com o cartão na rua.

Ainda com todos os benefícios, muitas pessoas têm dúvidas se vale a pena ter cartão de crédito e por isso nos trouxemos alguns motivos para você decidir ter um, além de alguns alertas importantes para que essa experiência seja satisfatória e te traga mais possibilidades e prosperidade ao longo dos anos.

De cara, nós podemos te adiantar que vale a pena sim ter um cartão de crédito, mas é importante saber o porquê de utilizá-lo da maneira correta e ficar atento às armadilhas.

Para acumular pontos e ter benefícios

Ter um cartão de crédito é garantia de muitos benefícios, como acesso a salas exclusivas no aeroporto, programas de pontos diferentes, como os do próprio cartão e o da bandeira (ex:Mastercard surpreenda).

Por isso, para quem gasta uma quantidade relevante, o programa de pontos do cartão pode trazer mais benefícios do que o pagamento da anuidade, se as contas forem colocadas no papel. Esses pontos podem ser trocados por produtos, passagens de avião ou até mesmo descontos na fatura do seu cartão de crédito.

O NuBank, por exemplo, possui o seu programa de rewards que é muito compensatório para quem gasta acima de R$ 1.600 no cartão, pois o que volta de pontos tem valor maior do que estes gastos. Por isso, pode ser interessante adquirir esses benefícios e utilizar o cartão como forma principal de pagamento para ganhar muitos pontos todos os meses.

Permite o acesso parcelado a bens mais caros

Muitas vezes deixamos de comprar algumas coisas por conta do alto valor. Em certos casos, o produto ou serviço a ser adquirido acaba sendo muito importante para o momento, fazendo com que você perca uma oportunidade ou tome mais prejuízo por não tê-lo.

Fazer uma compra parcelada no cartão de crédito pode ser a solução. Se você comprar em uma loja virtual, vai ver até mesmo que os valores parcelados são os mesmos, embora tenha desconto para pagamentos à vista no boleto.

Ainda assim, para quem precisa muito, parcelar uma compra no cartão de crédito é garantia de ter o produto ou serviço mais rápido e dividir em pequenas parcelas.

Coisas que valem a pena serem parceladas no cartão:

• Cursos de qualificação
• Equipamentos para empreendimentos
• Serviços para empreendimentos
• Produtos que você precisa e estão muito abaixo do preço
• Viagens

Ajuda a resolver imprevistos

Se você ainda não tem condições de formar uma reserva de emergência para imprevistos ou o valor ainda é muito pequeno, utilizar o cartão para resolver imprevistos pode ser uma ótima forma de gastar no crédito com consciência.

Podem acontecer muitas vezes alguns imprevistos como doenças, acidentes e danos no carro, entre outras situações financeiramente desconfortáveis que podem ser amenizadas com o pagamento no cartão de crédito.

Dessa forma, mesmo que você não tenha todo o dinheiro disponível, pode parcelar no cartão e dividir o problema em “suaves prestações”.

Ninguém nunca espera ser surpreendido por um problema, mas ter a segurança de que é possível resolvê-lo financeiramente pode deixar qualquer pessoa mais tranquila e é para essas situações que o cartão de crédito deve ser usado.

Serviços podem ser limitados a quem não tem cartão de crédito

Alguns serviços como plataformas de streaming ou cursos online podem ser limitados a quem não usa cartão de crédito. Muitas vezes é possível utilizar o cartão pré-pago, mas ele não tem a mesma conveniência de um cartão de crédito.

Além disso, ao fazer uma compra em uma loja virtual, por exemplo, e pagar com o cartão de crédito, a sua compra é liberada muito mais rápido.

Um cartão de crédito também pode ser aceito no cadastro de apps como Apple Wallet, Google Pay ou PicPay, que são ótimas carteiras digitais para você não ter que carregar o cartão em todos os cantos.

Outra boa funcionalidade dos cartões de crédito é a possibilidade de pagar sem senha e contato (contactless) ou utilizar um cartão virtual para mais segurança.

Ajuda na organização das finanças

Se você não está muito acostumado a organizar suas finanças, pode utilizar o app do cartão de crédito para ter acesso a todos os seus gastos e saber para onde seu dinheiro está indo. Quanto mais você o utiliza como meio de pagamento, mais informações vai ter sobre seus gastos no dia a dia.

Como a maioria dos estabelecimentos aceita cartão de crédito, você pode colocar todos os seus gastos em um só lugar e depois ter um relatório detalhado de como está utilizando o seu dinheiro.

Esses dados ficam armazenados no app e você pode ter acesso a eles facilmente, até mesmo se desejar fazer uma planilha dos seus gastos mais completa para organizar suas finanças.

É um método de pagamento mais rápido e seguro (medidas contra golpes)

Muitos pensam no cartão de crédito como uma porta de entrada para cair em golpes online. No entanto, se utilizado da maneira correta, ele pode ser muito mais seguro do que sair carregando dinheiro em espécie por aí.

Com o cartão de crédito (e débito), além de não precisar carregar dinheiro, você ainda paga mais rápido, não espera por troco ou fica contando moedas e perdendo dinheiro naqueles trocados esquecidos no bolso.

Além disso, alguns cartões oferecem opções de estorno, bloqueio imediato pelo app e atendimento 24h para que você possa reagir rápido caso caia em alguma armadilha ou até mesmo seja assaltado. Por isso, é recomendado que você tome algumas medidas de segurança para que o seu cartão não te traga prejuízo por golpes:

• Raspe o código de segurança presente no verso do cartão e guarde os números em um lugar mais seguro.
• Não coloque senhas fáceis, como a data do seu aniversário
• Opte por utilizar o cartão virtual em compras online.
• Tenha acesso ao seu app por outros dispositivos, caso você precise acessar e o seu celular for roubado.
• Não passe os dados do seu cartão para ninguém ou os deixe salvo em conversas no celular.

Com essas dicas simples você já pode ter muito mais segurança para usar o seu cartão de crédito e não cair em golpes.

Quanto mais usa mais limite tem

Depois de saber de todos estes benefícios do cartão, podemos dizer que é bem cômodo ter um, não é mesmo? Ao utilizar o seu cartão de crédito como método principal, você dá a possibilidade da provedora do cartão aumentar o seu limite de acordo com a confiança que você cria nela.

Para isso, é preciso gastar bem e pagar o cartão em dia. Com isso, você aumenta cada vez mais o limite do seu cartão, recebendo os benefícios de ter um limite alto que pode te ajudar nos seus objetivos financeiros caso você tenha controle adequado para utilizá-lo.

Mas é preciso aprender a ter controle

O controle na hora de utilizar o cartão de crédito é muito importante, pois da mesma forma que ter crédito é uma oportunidade, isso pode se tornar um grande problema se você não souber utilizá-lo. Por isso, vamos deixar algumas últimas dicas para você fazer o seu cartão de crédito valer a pena:

• Pague o seu cartão sempre em dia
• Lembre-se de que crédito não é o seu dinheiro
• Gaste sempre de acordo com o que você pode pagar
• Não empreste seu cartão para terceiros
• Não caia nos juros do rotativo do cartão

Gostou de saber mais sobre as facilidades do cartão de crédito? Ter esse serviço pode ser essencial para as suas finanças do dia a dia e por isso vale muito a pena!

No entanto, tenha sempre em mente que, todo mundo que erra na utilização do cartão tem grandes prejuízos financeiros, então fique sempre de olho.