Secretaria de Cidadania promove combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Rio Largo
A maioria das ações ocorreram através das redes sociais por conta da pandemia
No mês de maio, a prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social e Habitação (SECADESH), está promovendo diversas ações que visam a conscientização sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Conforme explica a secretária da pasta, Arabella Mendonça, as ações têm como objetivo ressaltar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. “Denuncie! Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar ou creas mais próximo e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100. Você pode proteger nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100”, comenta.
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a maioria das ações ocorreram através das redes sociais, de forma online e mantendo o devido distanciamento social. “Realizamos ações em conjunto com Ministério Público (MP), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar , na articulação da rede no atendimento às crianças e adolescentes'', explicou a coordenadora do CREAS, Adriana Fabricia.
De acordo com o prefeito Gilberto Gonçalves, estas ações são importantes e serão realizadas em conjunto com a população e secretarias municipais. "É o momento em que todos darão as mãos para reforçar o compromisso nesta causa, combatendo esta dura realidade. O poder público de Rio Largo está atento para essa situação, firmando importante parceria com a população", concluiu o prefeito.
Celebrado em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. Desde sua criação, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes promovem por todo Brasil atividades que visam conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência