Alagoas registra mais de 400 denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2021
No país inteiro foram aproximadamente 35 mil denúncias

Em Alagoas, o Disque 100 registrou 446 denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2021. Esse número resultou em 1.539 violações contra o público.
O grupo vulnerável é o que tem o maior número denúncias em todo o estado, seguido de violência doméstica e familiar conta a mulher, com 387 denúncias, e violência contra idosos, com 280.
Os dados foram apresentados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em cerimônia em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, realizada nesta segunda-feira (17). Os valores são referentes ao período de 1º de janeiro a 12 de maio deste ano.
Tratando-se do Brasil, já foram registradas mais de 6 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no mesmo período. O total de registros de violência contra crianças e adolescentes (aproximadamente 35 mil denúncias) resultaram em 132,4 mil violações contra esse público. As mais recorrentes são as que violam a integridade de crianças e adolescentes, como violência física (maus-tratos, agressão e insubsistência material) e violência psicológica (insubsistência afetiva, ameaça, assédio moral e alienação parental).
A violência física é citada em 25,7 mil denúncias. Já a violência psicológica esteve presente em 25,6 mil denúncias. Cerca de 20,8 mil denúncias possuem pais e mães como suspeitos da violação, 59,6% do total relacionado ao grupo crianças e adolescentes.
Os dados mostram ainda que a maioria das denúncias tem como vítimas meninas (66,4%) na faixa etária de 12 a 14 anos (5,3 mil). Logo atrás estão 5,1 mil denúncias crianças de 2 a 4 anos. Nessa faixa etária, 52% das denúncias possuem meninas como vítimas.
Disque 100 e Ligue 180 em 2021
As denúncias de violência contra crianças e adolescentes representam 30% do total de denúncias recebidas pelos canais no período divulgado. O Disque 100 e o Ligue 180 receberam 115,5 mil denúncias de violações a direitos humanos de 1º de janeiro a 12 de maio de 2021. Os registros resultaram em mais de 435 mil violações de direitos.
Últimas notícias

Porteiro se emociona com convite para ser padrinho de formatura

Oscar Filho detona filho de Malu Mader: “Xerife moral das montanhas”

Prova de amor: tutora leva labradora idosa para volta de carro

Internada para laqueadura, mulher acorda sem perna e com novo coração

'País vai ter pela primeira vez um presidente eleito 4 vezes', diz Lula sobre reeleição

Câmara de Maceió empossa mais dois novos servidores efetivos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
