Parques lineares: Alagoas tem mais equipamentos em fase final de licitação
Declaração foi dada em entrevista ao 7Segundos, nesta terça-feira (1º)
O governador Renan Filho (MDB) informou em entrevista ao 7Segundos, nesta terça-feira (1º), a construção de novos parques lineares em Alagoas. A declaração foi dada durante solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de implantação do Parque Linear da Grota da Freira, no bairro de Mangabeiras, em Maceió. O investimento na obra é de R$ 820 mil em recursos oriundos do Governo do Estado.
"A gente tem outros parques lineares já em fase final de licitação. Já beneficiamos 70 grotas, isso são milhares de pessoas que moram nessas localidades. Na Grota da Freira moram cerca de 720 mil pessoas e uma parcela das pessoas usa a escadaria dessa grota para chegar ao comércio do Jacintinho. Agora elas vão ter um parque linear para sentar, conversar, lanchar, namorar e jogar bola. Construir um novo espaço urbano significa valorizar a vida das pessoas", enfatizou o governador.
A meta, segundo o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, é beneficiar 100 grotas em todo o estado até o final do ano. "Acabei de receber a informação do início das obras de mais uma grota. Serão 71 agora. Das 100 grotas a gente já está em 71. A meta é chegar a 100 grotas no final do governo Renan Filho", disse Mosart.
Parque Linear da Grota da Freira
A Grota da Freira teve seus serviços do Vida Nova Nas Grotas inaugurados em 2017 e agora entra em uma nova etapa: a construção do Parque Linear. Assim como o Parque Linear da Grota do Cigano, cujas obras foram iniciadas recentemente, o Parque Linear da Grota da Freira faz parte da segunda etapa do programa Vida Nova nas Grotas que visa, além da promoção de atividades de esporte e lazer para a comunidade, integrar a grota à malha urbana da cidade.
"Os parques lineares vão garantir a integração das grotas com as comunidades, oferecer espaço para a prática esportiva, culturais e tratamento de saúde, que integra a sociedade, humaniza as grotas e oferece espaços de lazer para a população. É uma obra muito importante porque é a construção de áreas de lazer em áreas que foram colocadas em segundo plano, que não receberam investimentos", enfatizou o governador.
Acessibilidade
O equipamento será construído em uma área de 3.920 m² e conta com quadra poliesportiva, academia ao ar livre, parque infantil, passeios, área para alimentação, ciclofaixa, além de outros equipamentos que irão promover a inclusão social e a interação social, e de uma área reservada para implantação futura de um equipamento público de creche, escola ou ensino profissionalizante.
"A praça que está sendo construída hoje é 100% acessível. Nós construímos rampas, melhoramos o acesso às casas de pessoas com deficiência, mas infelizmente em algumas regiões da capital, pelo adensamento, você não tem como destruir uma escadaria para fazer uma rampa, porque ao invés de melhorar, piora", informou Renan Filho.