Saúde

Governador autoriza, nesta sexta (11), construção de sétima UPA em Maceió

Unidade da Chã da Jaqueira, que será do tipo III, terá investimentos do Tesouro Estadual

Por 7Segundos com Agência Alagoas 10/06/2021 11h11 - Atualizado em 10/06/2021 12h12
Governador autoriza, nesta sexta (11), construção de sétima UPA em Maceió
UPA da Chã da Jaqueira terá a mesma estrutura das já construídas pelo Governo do Estado - Foto: Carla Cleto

O governador Renan Filho (MDB) irá construir a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Maceió, que ficará localizada no bairro Chã da Jaqueira. A assinatura da ordem de serviço pelo governador e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, que vai resultar no início das obras, acontece nesta sexta-feira (11) às 11h, no Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Câmara, onde o novo equipamento de saúde será erguido.

A Unidade da Chã da Jaqueira, que será do tipo III, é a quinta UPA erguida exclusivamente com recursos estaduais na capital alagoana. A unidade terá investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 6,2 milhões. O novo equipamento de saúde será construído no terreno onde atualmente funciona o Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Câmara, conforme projeto da Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Outras quatro unidades

Jacintinho e Tabuleiro, em funcionamento, e Jaraguá e Cidade Universitária, que estão em construção – são fruto de investimentos próprios do Estado. Já as UPAs do Benedito Bentes e Trapiche receberam tanto recursos estaduais quanto do governo federal.

“Além das UPAs do Benedito Bentes e do Trapiche, que foram construídas com recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, Maceió vai contar com a quinta unidade erguida exclusivamente pelo Governo do Estado. Este investimento é mais uma comprovação que a saúde pública é prioridade da atual gestão e, quando estiver em funcionamento, irá ampliar a assistência pré-hospitalar”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Estrutura

Assim como as UPAs já em funcionamento, a unidade da Chã da Jaqueira vai contar com leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Irá contar também com consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso e nebulização e laboratório de análises laboratoriais.

Quando estiver em funcionamento, a UPA da Chã da Jaqueira irá atender 350 usuários diariamente, mediante classificação de risco, com assistência de domingo a domingo, 24 horas por dia. Além de pacientes com crise de hipertensão, suspeita de infarto e derrame, a unidade deve assistir àqueles que tenham febre alta e pequenas fraturas.