UPA da Chã da Jaqueira será entregue em cinco meses, promete governador em assinatura de ordem de serviço
Unidade, que será do tipo III, terá investimentos do Tesouro Estadual
O governo Renan Filho (MDB) e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, assinaram nesta sexta-feira (11) a ordem de serviço para construção da sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Maceió. A unidade de saúde ficará localizada no bairro Chã da Jaqueira. Essa é a quinta UPA erguida exclusivamente com recursos estaduais na capital alagoana.
Durante coletiva de imprensa, o governador afirmou que a obra deverá ser entregue à população em cinco meses. "A construção de uma UPA é fundamental, não só para a pandemia, fundamental pra a saúde das pessoas e vai ajudar na pandemia também. Essa é uma obra que a gente quer entregar em cinco meses. Será um grande avanço pra a saúde pública de Maceió e de Alagoas", disse Renan filho.
A unidade que será do tipo III, terá investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 6,2 milhões. O novo equipamento de saúde será construído no terreno onde atualmente funciona o Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Câmara, conforme projeto da Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
"Representa principalmente um reforço no atendimento de urgência e desafogamento do Hospital Geral do Estado. Hoje, os pacientes com casos de baixa complexidade terminam indo para o Hospital Geral do Estado e por vezes ocupando o espaço de uma senhora que fraturou o fêmur, de um cidadão que sofreu um AVC ou um infarto. A ampliação da rede de urgência chega para aproximar o serviço de saúde do cidadão alagoano. É uma área estratégica aqui na capital, que vai preencher o vazio assistencial", enfatizou Ayres.
Estrutura
Assim como as UPAs já em funcionamento, a unidade da Chã da Jaqueira vai contar com leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Irá contar também com consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso e nebulização e laboratório de análises laboratoriais.
Quando estiver em funcionamento, a UPA da Chã da Jaqueira irá atender 350 usuários diariamente, mediante classificação de risco, com assistência de domingo a domingo, 24 horas por dia. Além de pacientes com crise de hipertensão, suspeita de infarto e derrame, a unidade deve assistir àqueles que tenham febre alta e pequenas fraturas.