Governo de Alagoas entrega 1º Centro de Telepresença do país
Equipamento vai aperfeiçoar realização de audiências
O governador Renan Filho, acompanhado dos secretários da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel PM Marcos Sérgio de Freitas; e do secretário da Segurança Pública (SSP), Alfredo Gaspar de Mendonça, entrega, nesta quinta-feira (17), às 10 horas, o 1º Centro de Telepresença do país. A solenidade será realizada no salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió, e transmitida pelos canais oficiais do Governo de Alagoas no Facebook (Governo de Alagoas) e no Instagram (@governodealagoas).
Instalado no complexo penitenciário de Maceió, o equipamento vai otimizar a realização de audiências virtuais, além de proporcionar mais segurança à sociedade. Com o sistema de telepresença, as escoltas para Varas e Comarcas foram substituídas pela oitiva virtual do reeducando. Somente no ano de 2020, foram realizadas 2.207 audiências do tipo no próprio sistema prisional alagoano, beneficiando, diretamente, 2.686 custodiados.
Com 321,69 m² de área construída, a estrutura segue todas as normas técnicas de construção e acessibilidade, reunindo oito celas que comportam até seis pessoas por vez, além de seis salas de audiência com capacidade para até 12 pessoas.
Orçada em R$ 1.180.094,62, a obra conferiu ao sistema prisional um espaço moderno e destinado exclusivamente à realização das audiências virtuais que, antes, ocorriam em salas instaladas no Centro Administrativo do complexo penitenciário.
Considerando o sigilo das audiências, as salas do Centro de Telepresença dispõem de painéis de isolamento acústico e cortinas com absorção de som, além de microfones, câmeras e TVs interligadas ao sistema Polycom, plataforma utilizada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas para a captação de som e imagem em alta definição.
O novo espaço permitirá a realização de até 48 audiências por dia, encurtando distâncias e otimizando procedimentos. Nesse sentido, o Centro de Telepresença vai conferir, ainda, maior celeridade aos processos judiciais, bem como segurança aos atores envolvidos, sobretudo em tempos de pandemia.
Isso porque a audiência virtual não exige a intervenção dos policiais penais para escolta do preso até o fórum, proporcionando, por conseguinte, significativa economia aos cofres públicos.
SERVIÇO
Inauguração do Centro de Telepresença Luíz José de Almeida Ramos
Data: quinta-feira, 17 de junho
Horário: 10h
Local: Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió
Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
