Corpo de Bombeiros explica cuidados para este São João
Com a chegada do feriado, a exposição a fogos de artifício aumenta
Com a chegada do São João, fogueiras e o manuseio de fogos de artifício se torna comum. Por conta disso, o analista de projetos de segurança contra incêndios do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Capitão Carlos Vasconcelos, deu uma entrevista sobre os cuidados que se deve tomar durante as festividades.
Capitão Vasconcelos explicou que, ao fazer a fogueira, é preciso observar a região para não colocá-la próxima a nenhum tipo de fiação, combustíveis, ou qualquer material que traga risco.
Na hora de acender a fogueira, segundo o capitão, o ideal é que se utiliza madeiras finas, para que ela acenda com mais facilidade. Ele ainda advertiu para que não se utilize álcool, gasolina, ou qualquer tipo de líquido inflamável para acendê-la.
Sobre os fogos de artifício, capitão Vasconcelos disse que a maioria dos acidentes são, tratando-se de crianças, baseados na falta de acompanhamento de adultos, ou por ingestão de bebidas alcoólicas.
É recomendado que não se compre fogos a granel, apenas na embalagem própria, pois é onde as instruções de como manusear os fogos estão. Carlos advertiu para que ninguém solte fogos perto de hospitais; reuniões de público; locais de feira; vendas de fogos; postos de combustíveis; ou de fiação.
Outro cuidado é respeitar a classificação dos fogos, já que os artefatos são categorizados por idade. Ainda assim, as crianças devem estar acompanhadas de adultos.
Acidentes
Em caso de queimaduras, capitão Vasconcelos recomendou não utilizar nenhum produto sobre a lesão. O indicado é utilizar água corrente, limpa e em temperatura ambiente e acionar os bombeiros pelo 193. Também é possível levar a pessoas para um hospital.
Últimas notícias
Jovem é achado morto em barragem de Campo Alegre
Carro capota na BR-104, em Rio Largo, nas proximidades do acesso ao aeroporto
Mulher acusada de torturar e espancar a própria mãe em Viçosa é presa
Cão Orelha: familiares de adolescentes são indiciados por coação a testemunha
Polícia Civil investiga homicídio de jovem no bairro da Ponta da Terra, em Maceió
Após esperar dois anos por transplante de córnea, homem perde visão ao levar soco de desconhecido
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
