Corpo de Bombeiros explica cuidados para este São João
Com a chegada do feriado, a exposição a fogos de artifício aumenta
Com a chegada do São João, fogueiras e o manuseio de fogos de artifício se torna comum. Por conta disso, o analista de projetos de segurança contra incêndios do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Capitão Carlos Vasconcelos, deu uma entrevista sobre os cuidados que se deve tomar durante as festividades.
Capitão Vasconcelos explicou que, ao fazer a fogueira, é preciso observar a região para não colocá-la próxima a nenhum tipo de fiação, combustíveis, ou qualquer material que traga risco.
Na hora de acender a fogueira, segundo o capitão, o ideal é que se utiliza madeiras finas, para que ela acenda com mais facilidade. Ele ainda advertiu para que não se utilize álcool, gasolina, ou qualquer tipo de líquido inflamável para acendê-la.
Sobre os fogos de artifício, capitão Vasconcelos disse que a maioria dos acidentes são, tratando-se de crianças, baseados na falta de acompanhamento de adultos, ou por ingestão de bebidas alcoólicas.
É recomendado que não se compre fogos a granel, apenas na embalagem própria, pois é onde as instruções de como manusear os fogos estão. Carlos advertiu para que ninguém solte fogos perto de hospitais; reuniões de público; locais de feira; vendas de fogos; postos de combustíveis; ou de fiação.
Outro cuidado é respeitar a classificação dos fogos, já que os artefatos são categorizados por idade. Ainda assim, as crianças devem estar acompanhadas de adultos.
Acidentes
Em caso de queimaduras, capitão Vasconcelos recomendou não utilizar nenhum produto sobre a lesão. O indicado é utilizar água corrente, limpa e em temperatura ambiente e acionar os bombeiros pelo 193. Também é possível levar a pessoas para um hospital.
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
