Corpo de Bombeiros explica cuidados para este São João
Com a chegada do feriado, a exposição a fogos de artifício aumenta
Com a chegada do São João, fogueiras e o manuseio de fogos de artifício se torna comum. Por conta disso, o analista de projetos de segurança contra incêndios do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Capitão Carlos Vasconcelos, deu uma entrevista sobre os cuidados que se deve tomar durante as festividades.
Capitão Vasconcelos explicou que, ao fazer a fogueira, é preciso observar a região para não colocá-la próxima a nenhum tipo de fiação, combustíveis, ou qualquer material que traga risco.
Na hora de acender a fogueira, segundo o capitão, o ideal é que se utiliza madeiras finas, para que ela acenda com mais facilidade. Ele ainda advertiu para que não se utilize álcool, gasolina, ou qualquer tipo de líquido inflamável para acendê-la.
Sobre os fogos de artifício, capitão Vasconcelos disse que a maioria dos acidentes são, tratando-se de crianças, baseados na falta de acompanhamento de adultos, ou por ingestão de bebidas alcoólicas.
É recomendado que não se compre fogos a granel, apenas na embalagem própria, pois é onde as instruções de como manusear os fogos estão. Carlos advertiu para que ninguém solte fogos perto de hospitais; reuniões de público; locais de feira; vendas de fogos; postos de combustíveis; ou de fiação.
Outro cuidado é respeitar a classificação dos fogos, já que os artefatos são categorizados por idade. Ainda assim, as crianças devem estar acompanhadas de adultos.
Acidentes
Em caso de queimaduras, capitão Vasconcelos recomendou não utilizar nenhum produto sobre a lesão. O indicado é utilizar água corrente, limpa e em temperatura ambiente e acionar os bombeiros pelo 193. Também é possível levar a pessoas para um hospital.
Últimas notícias
Renato Filho e Fátima Canuto reúnem apoiadores em grande adesivaço na feira de Atalaia
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Suspeito de estupro de vulnerável é preso com armas de fogo em Delmiro Gouveia
Homem é assassinado a tiros em conjunto residencial de Marechal Deodoro
Justiça condena homem por estuprar filhas e filha da vizinha em Arapiraca
Operação apreende 6,8kg de maconha enviada por transportadoras em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
