Lei dispensa débitos de IPVA e taxa de licenciamento de ciclomotores em Alagoas
A medida é aplicada somente a um veículo por beneficiário

De acordo com a Lei Nº 8427/2021, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE), proprietários de veículos registrados no estado podem quitar os débitos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com redução de 10% do valor para fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020, e de 100% do valor da multa e dos
juros. Para a aplicação da redução, o pagamento deve ser realizado em parcela única no prazo previsto pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (SEFAZ-AL).
O benefício fiscal também se aplica aos débitos relativos ao saldo remanescente de parcelamento anterior, em curso, ou de pagamento parcial, desde que já esteja liquidado no mínimo 90% do valor originário do imposto. Condutores de veículos automotores do tipo ciclomotor também ficam isentos da taxa do Licenciamento Anual relativas aos exercícios
de 2016 a 2020.
Outra novidade, mas que terá efeito a partir de janeiro de 2022, é a flexibilização do pagamento do IPVA, que permitirá, além da cota única, o parcelamento com desconto ao contribuinte cadastrado na Campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC).
Quem tem direito à redução
A medida é aplicada somente a um veículo por beneficiário, e adquirido por meio de contrato de arrendamento mercantil ou outro instrumento similar. Também usufruem proprietários que não tenham cometido infrações de trânsito nos últimos doze meses, assim como veículos registrados ou que venham a ser apresentados para fins de registro perante o Detran-AL em até 90 dias a partir da publicação da Lei.
De acordo com a legislação, os benefícios fiscais não se aplicam ao IPVA de veículos novos ou que não estejam registrados junto ao Detran-AL.
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
