Covid-19: 463 são suspeitos de tomar três doses da vacina em AL; Sesau investigará
Até essa terça-feira (06), tinham sido aplicadas 1.473.659 doses em Alagoas
Para se imunizar completamente contra a Covid-19 é necessário tomar duas doses dos imunizantes que requerem isso, como os da AstraZeneca, Pfizer e Coronvac. Já a vacina da Janssen necessita apenas de uma para blindar contra o novo coronavírus. Em ambos os casos, a medicação começa a fazer efeito no sistema imunológico após 14 dias.
Mas, segundo apontou um estudo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), 463 alagoanos em 83 dos 102 municípios do estado tomaram uma terceira dose de alguma vacina. Ao todo, no Brasil, foram pelo menos 30 mil pessoas.
Em entrevista à TV Ponta Verde, o professor e coordenador do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da Ufal, Krerley Oliveira, explicou que o levantamento vem sido feito desde o mês de abril, "tomando cuidado com as doses aplicadas em dias diferentes, porque essa base tem alguns problemas que precisam ser considerados".
"Não necessariamente a pessoa tomou as três aqui em Alagoas, pode ter tomando uma em outro estado. Agora compete à Secretaria de Saúde e aos órgãos fiscalizadores investigar a situação. Esse tipo de coisa compromete o trabalho [muito importante] que vem sendo feito na vacinação, uma vez que ainda temos muita gente para imunizar", ressaltou.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou que não está ciente da situação e que não existem registros oficiais de terceiras doses aplicadas na unidade federativa, mas, se forem constatadas, a Sesau vai dialogar com os municípios em questão, uma vez que são os responsáveis pela execução da vacinação.
Até essa terça-feira (06), tinham sido aplicadas 1.473.659 doses em Alagoas, sendo 1.071.513 pessoas vacinadas com a primeira dose e 402.146 já com a segunda e dose única.
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
