Operação Saturação reduz em até 30 minutos o deslocamento de usuários de ônibus
Fiscalização da SMTT na faixa azul reduziu ocorreu nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, entre os dias 5 e 9, a Operação Saturação. A ação fiscalizatória teve o intuito de coibir o uso indevido da faixa azul e ocorreu em trechos estratégicos das avenidas Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, e Fernandes Lima, no Farol. Ao todo, 1.652 infrações foram registradas pelos Grupamento de Ações Táticas de Transportes (GATT), composto por agentes e fiscais de transportes.
“Pelos nossos canais da SMTT, recebemos diversas reclamações de usuários e de motoristas de ônibus sobre a insistência de condutores em utilizarem indevidamente a faixa azul que é prioritária para ônibus do transporte coletivo, escolares, táxis com passageiros e viaturas em serviço. Daí intensificamos a fiscalização para evitar essa prática indevida ”, explicou a diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle.
Os dias e horários de proibição na faixa azul para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação nos corredores preferenciais de ônibus. Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, é autorizado o tráfego nesses corredores.
O uso indevido da faixa azul nos horários e dias proibidos é uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Outras infrações
Ainda durante a operação, outras 123 infrações foram visualizadas pelos agentes da SMTT. O excesso de pessoas nos coletivos, não uso do cinto de segurança e do capacete, avanço de semáforos e manuseio do celular ao volante estão entre as principais ocorrências.
“Nosso intuito é tornar a ação contínua para coibir as irregularidades de trânsito e priorizar o deslocamento ágil da maior quantidade de pessoas que utilizam a frota do SIMM. As análises técnicas constataram que os ônibus durante os dias da operação, tiveram uma redução de até 30 minutos no tempo das viagens. É um período considerável e faz com que as pessoas cheguem mais rápido às suas atividades”, pontuou o titular da SMTT, André Costa.
Últimas notícias
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
