Operação Saturação reduz em até 30 minutos o deslocamento de usuários de ônibus
Fiscalização da SMTT na faixa azul reduziu ocorreu nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, entre os dias 5 e 9, a Operação Saturação. A ação fiscalizatória teve o intuito de coibir o uso indevido da faixa azul e ocorreu em trechos estratégicos das avenidas Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, e Fernandes Lima, no Farol. Ao todo, 1.652 infrações foram registradas pelos Grupamento de Ações Táticas de Transportes (GATT), composto por agentes e fiscais de transportes.
“Pelos nossos canais da SMTT, recebemos diversas reclamações de usuários e de motoristas de ônibus sobre a insistência de condutores em utilizarem indevidamente a faixa azul que é prioritária para ônibus do transporte coletivo, escolares, táxis com passageiros e viaturas em serviço. Daí intensificamos a fiscalização para evitar essa prática indevida ”, explicou a diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle.
Os dias e horários de proibição na faixa azul para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora desses dias e horários, é livre a circulação nos corredores preferenciais de ônibus. Aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor, é autorizado o tráfego nesses corredores.
O uso indevido da faixa azul nos horários e dias proibidos é uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Outras infrações
Ainda durante a operação, outras 123 infrações foram visualizadas pelos agentes da SMTT. O excesso de pessoas nos coletivos, não uso do cinto de segurança e do capacete, avanço de semáforos e manuseio do celular ao volante estão entre as principais ocorrências.
“Nosso intuito é tornar a ação contínua para coibir as irregularidades de trânsito e priorizar o deslocamento ágil da maior quantidade de pessoas que utilizam a frota do SIMM. As análises técnicas constataram que os ônibus durante os dias da operação, tiveram uma redução de até 30 minutos no tempo das viagens. É um período considerável e faz com que as pessoas cheguem mais rápido às suas atividades”, pontuou o titular da SMTT, André Costa.
Últimas notícias
Fabio Porchat ironiza briga entre Zezé Di Camargo e SBT
Filho de Faustão, João Silva cita o pai em trend e viraliza
Mulher flagrada com CEO em show do Coldplay revela reação dos filhos
Virginia viraliza ao dublar áudio de Lorena Maria sobre MC Daniel
JHC aparece entre os cinco prefeitos mais bem avaliados do Brasil; veja o ranking
'A Nova MPB Alagoana': livro investiga trajetórias de artistas alagoanos no cenário atual
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
