Covid -19

Pelo segundo dia consecutivo, 1ª dose é aplicada apenas no Ônibus da Vacina

Veículo estaciona na Praça da Faculdade nesta terça-feira (20)

Por 7Segundos 20/07/2021 11h11 - Atualizado em 20/07/2021 11h11
Pelo segundo dia consecutivo, 1ª dose é aplicada apenas no Ônibus da Vacina
Ônibus da Vacina na Praça da Faculdade - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Maceió entrou no segundo dia consecutivo de aplicação da primeira dose das vacinas contra a Covid-19 suspensa nos oito pontos espalhados pela cidade. Apenas o Ônibus da Vacina segue aplicando a 1ª dose, com quantidades limitadas. Para avançar na vacinação por idade, a prefeitura aguarda a chegada de novas doses, repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O 7Segundos esteve nesta terça-feira (20), na Praça da Faculdade, onde o Ônibus da Vacina ficará estacionado até às 16h, disponibilizando a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 35 anos ou mais, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto. No entanto, por volta das 10h a distribuição de fichas já havia sido encerrada.

Dijorá Rodrigues, de 38 anos, chegou por volta das 10h e recebeu com indignação a informação de que as fichas já haviam sido distribuídas. “Eu cheguei aqui e descobri que não tinha mais vacina. Eles informaram que começaram a distribuir as fichas de 7h. Eu vou amanhecer o dia aqui? Eu tô esperando o pessoal tomar vacina pra ver se sobra e eu tomar”, disse.

Dijorá Rodrigues Barbosa, de 38 anos. - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Kassiane Correia Alves, de 31 anos, está grávida de três meses. Ela também não conseguiu se vacinar. “Vim do Benedito Bentes, fui no Shopping Pátio, na praça Padre Cícero e no Papódromo e não consegui. Cheguei aqui e fui orientada a procurar o drive-thru do Estacionamento de Jaraguá pra ver se tem dose para mim”, disse.

A enfermeira e coordenadora do Ônibus da Vacina, Maria Luiza, informou que hoje, ao todo, foram distribuídas 250 fichas. “A gente distribui as fichas logo cedo, por volta das 7h30, depois que organiza todo o fluxo de pessoas que estão aguardando. Após vacinar todas as pessoas, a gente faz uma contagem e ver as sobras e começa a distribuir senhas de novo”, explicou.

A unidade fica em Maceió até quinta-feira (22), com a expectativa de chegar a 12 mil pessoas vacinadas. “A nossa meta é vacinar 400 pessoas por dia. Já chegamos a extrapolar a meta e vacinar 593 em um único dia. As pessoas que chegaram após a distribuição das senhas ainda podem se vacinar, após a recontagem das vacinas que sobraram”, completou a enfermeira.

Pessoas que chegam para se vacinar passam por triagem. - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Valderez Gomes da Silva, 57 anos, conseguiu passar pela triagem. “Eu moro no Bom Parto, estou bastante ansiosa. Tava no Clima Bom, na casa da minha irmã. Meu esposo chegou ao local 5h30 e ficou guardando minha vaga. Eu desci e vim. Agora vou esperar pra tomar a vacina da gripe também, pra ver se acaba com esse vírus triste”, disse.

Pessoas em busca da vacina contra a Covid-19. - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Pontos fixos

A primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue disponível nos pontos fixos apenas para grávidas e puérperas (com até 45 dias após o parto). As pessoas que vão tomar a segunda dose também podem se dirigir a qualquer um dos oito pontos de atendimento das 9h às 16h.

Os pontos de vacinação em funcionamento são os drive-thrus do Estacionamento do Jaraguá e da Justiça Federal (Serraria), Shopping Maceió (Mangabeiras), Shopping Pátio (Cidade Universitária), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho).

Documentos necessários

Para se vacinar, os usuários devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

As gestantes deverão apresentar, além destes documentos, prescrição médica e comprovante de estado gestacional, que pode ser feito com o Cartão de Acompanhamento da Gestante/Pré-natal. As puérperas devem apresentar documentos de identificação, CPF, comprovante de residência, prescrição médica e a declaração ou certidão de nascimento da criança.