Prefeitura lança mutirão Maceió Unida contra a Dengue
Ações serão intensificadas nos dias 11 e 12, com a participação do Município, parceiros e voluntários

Em mais uma iniciativa que visa salvar a vida dos maceioenses, a Prefeitura realiza o mutirão Maceió Unida contra a Dengue, na próxima quarta (11) e quinta-feira (12). O ato foi lançado na manhã desta sexta-feira (06), na Prefeitura de Maceió, e pretende visitar 24 mil imóveis em todas as regiões de Maceió, além de disseminar o combate à dengue por meio de ações educativas.
Serão dois dias de mobilização integrada para conscientizar a população, identificar e extinguir potenciais criadouros de mosquitos e recolhimento de materiais acumulados.
Representando o prefeito JHC no encontro, que reuniu secretários e representantes dos órgãos municipais envolvidos no mutirão, o vice-prefeito Ronaldo Lessa ressaltou a importância do trabalho de cada gestor na conscientização do público interno, para que atue como agente multiplicador das ações contra a dengue.
“O papel do poder público é agir, mas sem a participação da sociedade não há como avançar, sobretudo numa ação como o controle da dengue, que depende do cuidado individual. É importante que os servidores se envolvam, assim como as escolas têm papel importante na conscientização dos alunos, que levarão a orientação para suas casas”, afirmou o vice-prefeito.
O mutirão pretende combater e prevenir o aparecimento do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Para isso, diversos setores da Prefeitura estarão unidos, fortalecendo a conscientização e envolvendo a população em diferentes locais e estruturas da capital.
Nestes dois dias estão previstas a intensificação de vistorias de casas e estabelecimentos nos oito distritos sanitários de Maceió, conscientização da população em geral, distribuição de folders e circulação de carro de som chamando a atenção da população para se unir ao mutirão e fazer sua parte na prevenção contra o mosquito.
O secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, destaca a importância da ação para conter a proliferação do mosquito e evitar a contaminação da população.
“Nestes dois dias todos os nossos esforços estarão concentrados nesta ação importante. E os maceioenses podem ter certeza que no que depender da Prefeitura, esse mosquito não terá espaço na nossa cidade. É notória a eficiência dessa gestão e a prioridade com que tem cuidado de Maceió”, reforça.
A ação integrada deverá mobilizar cerca de 900 pessoas, entre agentes de endemias, voluntários e gestores, que atuarão em várias regiões da cidade promovendo trabalho educativo e de eliminação dos vetores.
“Essa gestão está comprometida com ações de longo prazo, olhando sempre para as pessoas e buscando fazer o melhor para elas. Tenho muito orgulho de participar desta ação, que resulta da convergência de um mesmo propósito entre várias secretarias. A prevenção e controle da dengue é um trabalho de todos”, comenta a secretária adjunta de Governança da SMS, Giselle Mascarenhas.
Os agentes de endemias realizarão visitas a residências, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e em pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, onde farão as devidas orientações para o controle do mosquito por meio de inspeção, eliminação, tratamento e distribuição de fichas de autoinspeção.
Todos os bairros da capital serão atendidos, com prioridade para áreas com alto índice de infestação do Aedes aegypti e com casos de arboviroses. Além disso, a mobilização contará com a colaboração de voluntários, com distribuição de panfletos e orientação.
Recolhimento de pneus
Um dos principais pontos da mobilização prevê o recolhimento de pneus, considerado um grande problema do ponto de vista do descarte de resíduos. A ação acontecerá no próximo dia 12 no estacionamento de Jaraguá, no estacionamento do Rei Pelé e na Associação Acauã, no Cidade Universitária.
Pontos de encontro nas comunidades
Para que o trabalho seja executado com maior eficiência, as ações terão início às 7h, partindo de pontos de encontro nos oito distritos sanitários de Maceió. Confira:
– No 1º Distrito Sanitário, as equipes partirão do Corredor Vera Arruda, Sesc Poço e Praça do Rock;
– No 2º Distrito, as equipes se concentrarão na Praça da Faculdade, Estádio Rei Pelé e Guarda Municipal;
– No 3º DS, os pontos são as praças do Canaã e da Pitanguinha;
– No 4º DS, Praça do Mirante e Rotatória da Chã da Jaqueira;
– No 5º DS, Conjunto Piabas, Mercado do Jacintinho e Praça Central do José Tenório;
– No 6º DS, Praça Padre Cícero; no 7º DS, Praça central do Eustáquio Gomes e Associação Acauã;
– No 7º DS, Praça Central do Osman Loureiro e Cras Santos Dumont;
– No 8º DS, os pontos de partida são a praça central de Cruz das Almas e a praça do Mirante de Ipioca.
Participarão do mutirão as secretarias municipais de Saúde, Comunicação, Educação, Abastecimento e Trabalho, Gestão, Desenvolvimento Territorial, Segurança Comunitária, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Territorial e GGI dos Bairros. A ação também contará com apoio institucional do Exército, Cruz Vermelha, ABIH, Abrasel e Braskem.
Últimas notícias

Wesley Safadão divulga show de São João no Rancho do Maia

Polícia Militar emite nota oficial para esclarecer morte de adolescente em Palmeira dos Índios
Bolsonaro recebe alta de hospital após 23 dias internado

Mulher perde controle de veículo e colide contra poste no bairro Cavaco, em Arapiraca

Homem fica ferido depois de colidir moto na traseira de caminhão em Delmiro Gouveia

Há 5 anos sem deixar favela, traficante monta estrutura para fazer lipoaspiração
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
