Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos realiza Oficina de Leitura Inclusiva
Projeto tem como objetivo promover a inclusão de pessoas cegas e surdas

Com o objetivo de promover a inclusão no processo de incentivo à leitura, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, realiza na sexta-feira (13), a partir das 14h, a Oficina de Leitura Inclusiva. O curso é gratuito e virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams, e contará com intérpretes de libras. A Oficina será ministrada por Angelita Garcia, colaboradora da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
“A Rede de Leitura Inclusiva visa estreitar o relacionamento entre leitores, educadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, instituições públicas, privadas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura”, afirmou.
A coordenadora da Biblioteca Pública Estadual, Almiraci Dantas, destaca a importância de realizar cada vez mais atividades de incentivo à leitura que promovam a inclusão.
“Mesmo quando se busca incluir, acaba excluindo outros grupos de pessoas devido às muitas particularidades de cada um. A leitura é usada como uma ferramenta que exclui de diversas formas e a todos, pois todos nós somos diferentes um do outro, necessitando de dispositivos específicos para o despertar do eu leitor. A inclusão aqui falada está relacionada ao grupo de pessoas cegas e surdas que, além das adversidades socioeconômicas, são colocadas a par da sociedade nesse processo de educação formativa de um leitor”, explicou.
Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, a iniciativa é importante na construção de novos leitores. “O acesso à leitura é um direito de todos. Incentivar, promover e assegurar a formação de novos leitores com deficiências visuais e auditivas nas Bibliotecas do Estado é fundamental. Acessibilidade também é poder ter acesso à cultura”, destacou.
O projeto é realizado em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, Escola Estadual Tavares Bastos e Secretaria de Estado da Educação.
As inscrições podem ser efetuadas pelo link http://fdnc.io/dzh.
Últimas notícias

“Quantos alagoanos ainda vão morrer?”, diz Fabio Costa após nova execução no Corredor Vera Arruda

Lula critica tarifas de Trump contra o Brasil e vê apoio a Bolsonaro em medidas comerciais

Moraes bloqueia contas e Pix de Eduardo Bolsonaro para tentar dificultar ações nos EUA

Suspeito de roubo é imobilizado e agredido por populares no Pontal da Barra, em Maceió

Ação do MP com apoio do setor hoteleiro entrega 113 cestas básicas para famílias de Maragogi

Vídeo levanta suspeita de despejo de esgoto no riacho de Guaxuma, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
