Infraestrutura

JHC sobre viagem à Medellín, na Colômbia: “um case muito interessante”

Declaração foi dada em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (13)

Por 7Segundos 13/08/2021 12h12 - Atualizado em 13/08/2021 12h12
JHC sobre viagem à Medellín, na Colômbia: “um case muito interessante”
Entrega de chaves do Residencial Oiticica 2 - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

O prefeito JHC (PSB) deu detalhes sobre a viagem feita à Medellín, na Colômbia no último dia 6. Ao lado do fundador da ONG Gerando Falcões, Eduardo Lyra, JHC visitou uma das cidades mais violentas do mundo nos anos 1980 que se tornou exemplo de recuperação graças a políticas públicas e incentivos de dependência financeira da população.

"Foi muito importante pra gente desmistificar alguns pontos, tratar do urbanismo social, da convivência urbana, saber que os investimentos têm que tá onde se mais precisa. É o melhor para os mais pobres, é isso que eles fazem lá. Nós vamos distribuir melhor os orçamentos da nossa cidade, os investimentos vão chegar onde se mais precisa", disse JHC.

A Gerando Falcões tem o intuito de trocar conhecimentos com Medellín, após desenvolver no Brasil um conjunto de ações que levam o nome de "mandala de impacto social". Em Maceió, a ONG está investindo mais de R$ 1 milhão por meio do programa Favela 3D. A parceria da Prefeitura com a ONG foi firmada em junho deste ano, e vai beneficiar mais de 1700 famílias do Vergel do Lago.

"Foi um case muito importante. A gente viu que uma cidade que era dominada pelo narcotráfico, muito pobre e muito violenta conseguiu vencer através da educação, da cultura e de investimentos públicos onde se mais precisa. Foi uma experiência muito positiva e que agora a gente implementa essa cultura dentro da nossa gestão", completou JHC.

A declaração foi dada, nesta sexta-feira (13), durante entrega 500 apartamentos no residencial Oiticica 2, no bairro Benedito Bentes. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).