Número de faltosos para a 2ª dose sobe para 25 mil pessoas em Maceió
Prefeitura ampliou pontos de vacinação por agendamento para a segunda dose, que segue disponível nos oito postos fixos
Mais de 25 mil pessoas estão atrasadas para aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em Maceió. A última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, feita nesta terça-feira (17), revelou que 25.405 pessoas não compareceram a um dos pontos de vacinação na data marcada para completar o ciclo de imunização, o que representa 10% de faltosos.
Do total de faltosos, 4.488 não concluíram a imunização com a vacina CoronaVac, 14.939 com AstraZeneca e 5.939 com Pfizer.
O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, reforça a necessidade de todos concluírem a imunização para o controle da pandemia.
“Vamos completar o ciclo de imunização. Os especialistas são unânimes em informar que a segunda dose é fundamental para garantir a segurança sanitária da própria pessoa, dos amigos e do ambiente de trabalho. A Prefeitura reforçou os pontos de agendamento para a segunda dose, que também segue disponível nos pontos fixos”, defende.
A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) reforça que a análise considera apenas o município de aplicação Maceió e que alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades.
O levantamento mostra que o número de faltosos tinha se mantido entre 6% e 8% do total de vacinados com a primeira dose dentro do prazo para receber a segunda nas semanas anteriores. Nas últimas semanas, o índice subiu para 9% e 10%, respectivamente.
Onde tomar a segunda dose
A segunda dose da AstraZeneca e Pfizer podem ser encontradas nos oito pontos fixos, estando a segunda dose da AstraZeneca também está disponível em 20 unidades de saúde por agendamento (www.vacina.maceio.al.gov.br), enquanto a segunda dose da CoronaVac apenas no Shopping Pátio.
Para se vacinar com a segunda dose, é necessário apresentar apenas o documento de identificação e o cartão de vacinação, lembrando que gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose de AstraZeneca e vão tomar a segunda dose da Pfizer devem apresentar recomendação médica expressa e assinar, no ato da vacinação, uma autodeclaração.
Durante o mês de agosto, as pessoas que tomaram a AstraZeneca podem adiantar a segunda dose em até 7 dias da data marcada no cartão de vacinação. A Secretaria reforça ainda que a vacinação da primeira dose será retomada assim que o Município receber nova remessa de imunizantes.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
