Covid-19: Alagoas já vacinou mais de 70% da população adulta com a 1ª dose
Até segunda (30), 1.774.025 alagoanos, com 18 anos ou mais, tinham se vacinado
Com o avanço da campanha da vacinação contra o novo coronavírus, Alagoas atingiu a marca de 74,26% da população com 18 anos ou mais imunizada com a primeira dose da vacina. Isso significa que 1.774.025 pessoas já se vacinaram. O cálculo foi feito levando-se em consideração a população vacinável, incluída no Plano Nacional de Vacinação. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é para que todo mundo continue seguindo as restrições sanitárias e o protocolo de distanciamento social.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas o imunizante de dose única (Janssen) e os imunizantes de duas doses Astrazeneca, CoronaVac, e Pfizer.
Com o avanço da vacinação, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressalta a diminuição na curva de contágio do novo coronavírus e a redução na ocupação hospitalar. Nessa segunda-feira (30), em Alagoas, apenas 16% dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) estavam ocupados e, do total de leitos, somente 9% estão preenchidos.
O gestor da saúde estadual enfatizou, ainda, a importância da segunda dose, para que a imunização contra o novo coronavírus seja mais eficaz. “Peço para que a população continue respondendo ao chamado para a vacinação, para as duas doses das vacinas. Só assim iremos vencer esta batalha e voltaremos à normalidade”, salientou.
Ayres lembra que Alagoas está cada vez mais perto de vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos. “Vacinar os adolescentes de todo o Estado será um grande passo na luta contra a Covid-19. Mas não podemos deixar de usar a máscara, manter o distanciamento social e higienizar as mãos, pois só assim conseguiremos diminuir a taxa de transmissibilidade”, enfatizou.
Balanço
Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.412.250 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.983.258 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.580.063 doses. Deste total, 1.774.025 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 806.038 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU).
E para que a luta contra a Covid-19 seja eficaz é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes.
Por isso, não esqueça:
- Use máscara ao sair de casa;
- Respeite os protocolos de distanciamento social;
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;
- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Últimas notícias
Homem é atacado com golpes de garrafa e dupla suspeita foge no Tabuleiro
Após anúncio de greve na Ufal, Caio Bebeto ironiza: 'Fazem o L e depois entram em greve'
Idoso é preso após tentar acariciar vizinha e apontar faca para o filho dela em Arapiraca
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
