Setembro Amarelo: live abordará fatores de risco associados à Covid-19
Promovida pelo Cerest Maceió, live será transmitida na próxima quinta-feira (09) às 19h

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima quinta-feira (9) a live “A Covid-19 e os fatores de risco para o suicídio”. A abordagem integra a programação do Setembro Amarelo, voltado à conscientização da população para a adoção de atitudes e práticas de promoção à saúde mental e prevenção do suicídio. A live será transmitida às 19h pelo canal do Youtube da Prefeitura de Maceió e é dirigida ao público em geral.
A live terá como palestrantes a psicóloga e escritora Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro e a assistente social Maria Rozali da Costa, com mediação de Karoline Félix Accioly, psicóloga do Trabalho no Cerest Maceió. De acordo com Karoline Accioly, a pandemia potencializa fatores de risco à saúde mental.
“A Covid-19 tem um efeito estressor coletivo, pois representa uma ameaça à saúde, à situação econômica, ao adoecimento e à morte de familiares e amigos”, explica. “Além disso, a prática do distanciamento social aumentou as chances de desenvolvimento de depressão e ansiedade, formando um quadro com elevados riscos psicossociais para o suicídio”.
Ela afirma que o painel chamará a atenção para a identificação de sinais de alerta e fatores de risco para o suicídio e apontará os mecanismos de atenção à saúde mental para auxiliar as pessoas que precisam de ajuda.
“Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis, mas existe ajuda disponível, tanto para a pessoa com ideações suicidas quanto para seus familiares, que devem entrar em contato com os serviços de suporte e apoio à prevenção. No próximo dia 10, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, vamos trabalhar a #todavidaimportanadvs, como forma de sensibilização do público interno e vamos amplificar essas informações para o público, em geral, durante a live”, informa a psicóloga.
Setembro Amarelo
Em 2021, a campanha Setembro Amarelo tem como título “Setembre-se o ano inteiro. Onde tiver vida, terá solução. Você não está só”. A programação intensifica os debates em torno da prevenção do suicídio, buscando apresentar aos maceioenses os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do Município.
As palestrantes
Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro é psicóloga, doutoranda em Psicologia Cognitiva, mestre em Psicologia, especialista em Neuropsicologia e Saúde Mental. É autora dos livros “Comportamento Suicida na Escola” e “Comportamento suicida e o acolhimento das suas expressões”.
Maria Rozali da Costa é assistente social, pós-graduada em Gestão e Controle Social de Políticas Públicas. Atualmente é técnica da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da Coordenação Geral de Epidemiolgia – Diretoria de Vigilância em Saúde na área Técnica de Vigilância das Violências e Acidentes.
Karoline Felix da Silva Moura Accioly é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental. Atualmente Psicóloga do Trabalho no Cerest Regional Maceió.
Últimas notícias

Carro pega fogo no meio da rua no bairro Ouro Preto, em Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa assina ordem de serviço para o início das obras do Cras Planalto nesta terça

João Campos deve ser eleito presidente nacional do PSB com apoio dos socialistas de Alagoas

Homem suspeito de agredir companheira com socos, tapas e empurrões é preso em Maceió

Inelegível, Bolsonaro quer vice nordestino em 2026; alagoanos podem ficar de fora da lista

Cibele Moura participa da Caminhada do Autismo e reforça compromisso com inclusão e políticas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
