Prefeitura de Maceió inicia atividades da campanha Outubro Rosa
Objetivo é alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e convidar mulheres a atualizar exames de mamografia e citologia
Com o slogan “Sua melhor amiga é a prevenção”, a Prefeitura de Maceió deu início, nesta segunda-feira (4), à campanha anual Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A solenidade de abertura ocorreu no pátio central da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro.
Segundo o prefeito em exercício, Ronaldo Lessa, uma das prioridades da gestão do prefeito JHC é proteger e cuidar da saúde das maceioenses. “É muito importante que as mulheres realizem o autoexame, pois quanto mais cedo detectar alguma alteração, maiores as chances de cura. Essa campanha representa, portanto, a certeza de que estamos empenhados em cuidar das pessoas. A conscientização é sempre o melhor caminho”, destaca.
A secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, afirma que o Outubro Rosa tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção, mas os cuidados devem seguir durante o ano inteiro. “É preciso que todos estejamos atentos, pois o cuidar e o prevenir são diários. Nosso município está pronto para receber essas mulheres. Contamos com serviço próprio durante a campanha, inclusive com dois mamógrafos, um no PAM Salgadinho e outro no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha”, informa.
Além do Pam Salgadinho e do II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, são oferecidos serviços de mamografia nos seguintes prestadores: Clínica Guri, Diagnose, Hospital Universitário, Hospital Vida, Med Imagem, Nova Imagem e Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
“Todas as nossas áreas técnicas, a gestão e outras Secretarias estão envolvidas nessa campanha que, ao longo do mês, também vai oferecer outros serviços e exames, como citologia e papanicolau, para a detecção do câncer de colo de útero. Nossas Unidades Básicas estão a postos para atender todas as mulheres”, completa a secretária Célia Fernandes.
O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Ronaldo Lessa; da secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes; do senador Rodrigo Cunha; e dos vereadores Walmir de Melo e Kleber Costa; além de servidores e convidados. A servidora Pollyanne Barros representou a vereadora Olívia Tenório na solenidade. Representaram as entidades não governamentais que atuam no apoio a mulheres em tratamento a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Helena Russo; e, do Grupo Mama Renascer, Tânia Maria Rocha.
A solenidade foi conduzida pela drag queen Paty Maionese e contou com apresentação do coral Saúde em Canto, composto por servidores da Secretaria.
A campanha
A campanha envolve todas as Secretarias e órgãos municipais, além de instituições não governamentais (ONGs) que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama. Uma dessas instituições é o grupo Renascer, ONG constituída por mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama e mastectomizadas.
Eliane Bezerra, vice-presidente do grupo Renascer, chama a atenção para a importância das atividades do Outubro Rosa para as mulheres maceioenses. “É essencial contar com o apoio do Município para o desenvolvimento de nosso trabalho, que busca resgatar mulheres que estão sem acesso às consultas, exames ou transporte para procedimentos médicos. Todos os dias, buscamos caminhos para ajudá-las nesse sentido e também para resgatar sua autoestima. Contamos bastante com o PAM Salgadinho para prestar esse auxílio”, pontuou Eliane.
Durante todo o mês de outubro, haverá consultas e exames preventivos para as mulheres em todas as unidades. Também estão sendo planejadas ações como palestras, seminários, exposição temática de fotografias em shoppings e atividades culturais, além da promoção da autoestima, escuta e acolhimento para as servidoras da Saúde Municipal e para as usuárias das unidades de saúde do Município.
As ações realizadas durante esse mês contam com o apoio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Coordenação de Atenção Primária, dos Programas Estratégicos da Saúde, através do Programa de Saúde da Mulher e demais gerências e Secretarias Municipais que participaram ativamente do planejamento.
Dia D
Maceió também ofertará, no dia 23 de outubro – o dia D da campanha Outubro Rosa –, atendimentos com profissionais da saúde nas oito Unidades de Referência de Maceió. Durante este dia, serão ofertadas vagas para atendimento médico, realização de citologia, teste rápido e vacinação, dentre outros serviços.
Últimas notícias
Carreta que transportava retroescavadeira tomba e pega fogo na Rota do Mar
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
