Quebra de sigilo aponta elo entre Prevent Senior e blogueiros bolsonaristas
Mensagens mostram que o grupo era um canal por meio do qual a Prevent abastecia os simpatizantes do governo com informações
Quebras de sigilos telemáticos em posse da CPI da Pandemia e que a CNN teve acesso revelaram a existência de um grupo de WhatsApp formado por funcionários da operadora Prevent Senior e por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, como o blogueiro Allan dos Santos.
Mensagens obtidas pela comissão mostram que o grupo era um canal por meio do qual a Prevent abastecia os simpatizantes do governo com informações sobre o tratamento de “kit Covid” na rede para que eles pudessem difundir as informações e fazer a defesa do tratamento precoce.
Além de Allan dos Santos, Patrick Folena, empresário e um dos líderes do grupo Avança Brasil, também participava do grupo.
As quebras de sigilo mostram que o grupo servia para trocar informações sobre tratamento precoce. Em uma das mensagens, por exemplo, postada por Folena no dia 6 de abril de 2020, ele afirma que o empresário Carlos Wizard, também entusiasta da hidroxicloroquina, iria distribuir gratuitamente o medicamento. Em outra, comemora a produção do medicamento pelo Exército Brasileiro.
A CPI irá utilizar as mensagens para apontar a relação da operadora com a difusão de fake news.
No relatório final da CPI, políticos e propagadores de fake news serão imputados no crime do artigo 286 do Código Penal, que diz que é crime “incitar, publicamente, a prática de crime”. A pena é detenção de 3 a 6 meses, ou multa. Esse crime se chama apologia de crime ou criminoso.
Procurada, a Prevent Senior disse que desconhecia a informação e que não tem vinculação alguma com nenhum partido ou linha ideológica. Allan dos Santos e Patrick Folena não se manifestaram.
Últimas notícias
FESUPER 2026 confirma retorno a Arapiraca e reforça Agreste como polo do varejo
Polícia Civil recupera SW4 roubada em estacionamento no Centro de Maceió
Prefeitura de Japaratinga promove mutirão de serviços para população
Pedra Fest 2026 deve movimentar turismo e economia em Delmiro Gouveia
Oposição em Alagoas ainda pode caminhar de mãos dadas nas eleições
Motorista de caminhão que matou servidora apresentava sinais de uso de drogas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
