Política

Rui Palmeira explica porque saiu do Podemos e se filiou ao PSD

Recentemente foi oficializado o ingresso de Rui Palmeira no Partido Social Democrático (PSD) e conta com o aval de Gilberto Kassab, que comanda o partido nacionalmente

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 19/10/2021 20h08 - Atualizado em 20/10/2021 09h09
Rui Palmeira explica porque saiu do Podemos e se filiou ao PSD
Ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira - Foto: Assessoria

O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que foi eleito em 2012 e reeleito em 2016, participou do programa Na Mira da Notícia, na 96 FM, desta terça-feira (19) para falar sobre a mudança de partido e os novos rumos da Política Alagoana.

Recentemente foi oficializado o ingresso de Rui Palmeira no Partido Social Democrático (PSD) e conta com o aval de Gilberto Kassab, que comanda o partido nacionalmente.

A saída de Rui do Podemos gerou inúmeras especulações. O ex-prefeito de Maceió explica que a saída do partido se deu após as novas regras eleitorais. “Infelizmente ficava muito difícil viabilizar uma chapa de deputados federais no Podemos, então a gente resolveu unir esforços com o deputado Marx Beltrão (PSD-AL), recebi o convite diretamente do presidente nacional Gilberto Kassab, e a gente entende que é possível montar uma chapa muito boa, tanto para deputado federal, quanto para deputado estadual”, disse. Palmeira ainda acrescentou ter esperado até o limite das mudanças das regras partidárias: “obviamente, se fosse possível permanecer no Podemos, eu iria ficar”.

Nas redes sociais, o deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) disse que a filiação de Rui Palmeira possibilitaria um horizonte para um projeto partidário para as eleições de 2022. O convidado do Na Mira da Notícia pontua que o projeto em sua mente, no momento, é de deputado federal: “não está no meu radar uma candidatura majoritária, já passei oito anos à frente da Prefeitura de Maceió. O Executivo foi uma missão muito árdua e eu gostaria, agora, de voltar ao Legislativo, até porque eu só fiquei dois anos na Câmara Federal; acho que ainda tenho uma missão a cumprir lá”.

Quando questionado como ficaria a situação dos filiados que estão em seu partido, Rui Palmeira pontua que “quando estava de saída do Podemos, eu não podia ser desleal com a presidente nacional, a deputada Roberta Abreu, e fazer o que alguns queriam, que era sair autorizando a saída de pessoas em mandato e esvaziar o partido”. “Acho que as pessoas tem que ter paciência e, no momento certo, ninguém vai ficar em um partido em que não queira ficar; ou a direção nacional ou a direção estadual vai autorizar, e quem quiser tomar o seu rumo, que tome”, enfatizou.

“A gente entende que alguns nomes que hoje estão no Podemos podem vir para o PSD para somar esforços para a nossa chapa de deputado estadual e federal. Estamos captando novos nomes; o vereador Samyr Malta está coordenando essa chapa de deputados estaduais, que será uma chapa muito competitiva, que não terá deputado de mandato (...). Vai ser uma competição mais justa e mais leal para aqueles que não tem mandato de deputado e pretendem chegar à Assembleia”, destacou.

Rui Palmeira analisa o novo cenário político em Alagoas e diz que “depende da saída ou não do governados Renan Filho; se ele irá renunciar para disputar o Senado, ou não. Isso tudo vai ser decisivo e vai determinar os cenários que teremos em Alagoas nas eleições majoritárias”.

“A nossa missão agora é organizar e estruturar o partido. (...) Já temos feito reuniões diariamente com lideranças políticas que tem interesse em vir para o partido. Acredito que agora, a partir de novembro, a gente comece a peregrinar pelo interior do nosso estado”, concluiu.