Economia

Supermercados podem exigir pagamento antecipado para a compra de carne? Procon Maceió tira dúvidas

Consumidores estão sendo obrigados a pagar para ver o produto

Por 7Segundos 20/10/2021 14h02 - Atualizado em 20/10/2021 14h02
Supermercados podem exigir pagamento antecipado para a compra de carne? Procon Maceió tira dúvidas
Consumidores estão sendo obrigados a pagar para ver o produto - Foto: Reprodução/redes Sociais

Supermercados e estabelecimentos comerciais de todo o país estão adotando uma política de vendas polêmica. Nos últimos dias, pessoas de todo o país estão relatando estarem sendo obrigadas a pagarem pelos produtos antes mesmo de poder vê-los.

Em Maceió, essa prática considerada abusiva e vexatória já foi registrada no bairro do Benedito Bentes, localizado na parte alta da capital, onde os consumidores estariam sendo constrangidos.

De acordo com o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, o código de defesa do consumidor garante o direito de se poder ver o produto antes de comprá-lo.

“Nosso entendimento pautado pelo código de defesa do consumidor, é que o consumidor tem direito a ter toda a informação necessária e prévia sobre os produtos em que venha a ter interesse em adquirir, incluindo preço, como e para que funciona, se tem ou oferece algum risco e inclusive lei estadual específica", disse.

Até o momento, a exigência do pagamento antes de poder ver o produto tem sido registrada somente na compra de alimentos, contudo, mesmo que viesse a ocorrer na venda de demais produtos, Leandro explica ser direito do consumidor poder avaliá-lo de antemão.

“No caso de produtos eletroeletrônicos, é preciso ter um produto para o consumidor testar antes de exercer a compra. Qualquer um destes direitos mencionados, sendo desrespeitados, o consumidor deve delatar ao Procon, e evitar comprar em lojas que retirem o livre direito de escolha do consumidor, e ainda utilizam desta prática de falta de transparência com o consumidor”, finalizou.

Caso algum consumidor venha a flagrar essa prática em estabelecimentos comerciais em Alagoas, a sua denúncia ao Procon pode ser feita pelo número de telefone 151, das 8h às 16h.