Cruzeiros marítimos estão autorizados a partir de 1° de novembro; Maceió tem previsão para três
A previsão é que a capital alagoana receba, ainda em 2021, três cruzeiros
Os cruzeiros marítimos terãoautorização para navegar a partir do dia 1° de novembro no Brasil. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). Ela foi assinada pelo ministro substituto da Saúde, Rodrigo Cruz.
O texto fala também das condições para o cumprimento do isolamento e quarentena das embarcações de cruzeiros para viajantes e funcionários dos navios.
A previsão é que a capital alagoana receba, ainda em 2021, três cruzeiros: o primeiro será o Seven Seas Navigator, que abre a temporada com previsão de chegada em novembro, e dois Msc Seaside, previstos para dezembro. As três embarcações devem trazer para Maceió mais de sete mil turistas, gerando um impacto econômico de mais de R$ 2 milhões na economia local.
Os viajantes a bordo de embarcação com sinais e sintomas de Covid-19 devem procurar imediatamente a equipe médica, permanecer isolado de outros viajantes até a orientação médica e fazer o teste de Covid-19.
O viajante com resultado positivo, detectável ou reagente, deve permanecer em isolamento em cabine destinada exclusivamente para essa finalidade.
Quando o resultado der negativo, o passageiro deve permanecer em isolamento na cabine até a remissão dos sintomas e ter um novo teste realizado.
O isolamento deve ser pelo período de dez dias para quadro de síndrome gripal leve ou moderado e de 20 dias para quadro de síndrome respiratória aguda grave ou crítica, contados da data do início dos sintomas.