Rodrigo Cunha defende uso de internet 5G no combate à exclusão digital no Brasil
Fala de senador aconteceu nesta segunda-feira (01)

Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) defendeu nesta segunda-feira (01) a utilização da internet 5G para combater a exclusão digital no país.
Segundo ele, “A implantação da internet de 5ª Geração no país, o chamado 5G, não pode ser somente um evento marcado por retorno financeiro para os cofres do governo federal”. Para Cunha, a “implantação da internet 5G tem que representar um passo decisivo para o Brasil retirar milhares de cidadãos da completa exclusão digital, e que ainda vivem sem acesso à comunicação por voz e de dados em um terrível apagão da telefonia celular especialmente nas pequenas cidades e povoados. Infelizmente, muitas comunidades, inclusive no interior de Alagoas, ainda sofrem sem acesso nenhum acesso a sinal de telefone, ou de internet”.
O posicionamento de Rodrigo Cunha se deu diante da proximidade do início da tão falada concorrência da internet 5G, marcada para começar na próxima quinta-feira (04). Nesta data, na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, os envelopes com as propostas das empresas habilitadas a concorrer em diferentes modalidades de operação desta tecnologia em diversas localidades brasileiras começarão a ser abertos. Realidade em 65 países e 1.662 cidades, a telefonia móvel de quinta geração dará o seu primeiro grande passo no Brasil com este certame. Em um primeiro momento o 5G deverá beneficiar capitais e grandes cidades, porém o senador alagoano vem lutando por mais agilidade na expansão do serviço para o interior do país.
“Garantimos, eu e o deputado Pedro Vilela, R$ 9,2 milhões para levarmos pontos de acesso à internet Wi-Fi para os 102 municípios de Alagoas. Estes pontos, com alcance de 200 metros, hoje já estão instalados em 58 localidades de 45 municípios de todo o estado. Mas mesmo com todo este esforço, é preciso avançar muito mais neste sentido. É inconcebível que em pleno século XXI comunidades inteiras não consigam se comunicar, fiquem excluídas do acesso a serviços públicos digitais, não tenham acesso à informação, à educação e a opções de entretenimento. Vejo no leilão do 5G uma oportunidade para combater este atraso, mas o governo precisa ter esta visão estratégica e não somente realizar a concorrência sem garantir os benefícios à sociedade, especialmente as mais carentes. As cidades médias e pequenas precisam desta tecnologia”, destacou Rodrigo Cunha.
Além de grandes operadoras já atuando na telefonia brasileira, como Claro, TIM e Telefônica (Vivo), o leilão do 5G pode ter a participação de outras 12 empresas. A Algar e a Sercomtel, de médio porte, também já operam no país. As outras dez concorrentes estrearão no mercado: Brasil Digital Telecomunicações Ltda; Brisanet Serviços de Telecomunicações SA; Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda; Consórcio 5G Sul; Fly Link Ltda; Mega Net Provedor de Internet e Comércio de Informática Ltda; Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação Ltda; NK 108 Empreendimentos e Participações SA; VDF Tecnologia da Informação Ltda; e Winity II telecom Ltda.
A expectativa é de que o Tesouro Nacional arrecade R$ 3,06 bilhões, caso os lotes sejam leiloados na sua totalidade. Segundo a Anatel, “será a maior oferta de espectro da história da agência”. Entre as principais novidades da tecnologia 5G, estão a transmissão de altas taxas de dados e em baixa latência, ou seja, no menor espaço de tempo possível, com segurança e confiabilidade. Na ampla gama de possibilidades a serem exploradas, há aplicações eficientes para o desenvolvimento de serviços destinados a diversas atividades econômicas e pessoas físicas, como operação remota de máquinas, operação de máquinas por outras máquinas, procedimentos em telemedicina e transmissão de vídeos em alta resolução. A licitação só foi marcada em definitivo depois de correções no edital determinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Últimas notícias

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió

Prefeitura de Maceió divulga lista das mil mulheres contemplada no Banco da Mulher Empreendedora

Deputado Delegado Leonam divulga pontos para vacinação antirrábica gratuita neste sábado realizada pela Prefeitura de Maceió

Pioneiro, Governo de Alagoas lança bolsas de mestrado em Integridade da Informação
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
