Cultura

Arte, cultura e esporte estimulam o conhecimento na rede municipal de educação

Professores e alunos participam ativamente das iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação

Por Ascom Semed 31/12/2021 17h05
Arte, cultura e esporte estimulam o conhecimento na rede municipal de educação
Educanto foi idealizado para dar vida a grande parte dos eventos relacionados à educação - Foto: Julia Bittencourt/Ascom Semed

O acesso ao esporte e a arte é um elemento que ao fazer parte da vida de um indivíduo, promove, junto ao lazer, o processo de descoberta e desenvolvimento dos diversos conhecimentos humanos. Por esta razão, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), somou iniciativas para enriquecer o ambiente escolar de toda a rede, com eventos e projetos culturais em suas programações.

A música enquanto expressão do nosso inconsciente coletivo é capaz de harmonizar os ambientes, dar o peso certo às situações e até auxiliar no aprendizado sobre os diversos temas da vida. Neste ano, o setor de ação cultural da Coordenação Geral de Projetos Suplementares contou com um grupo musical idealizado justamente para dar vida a grande parte dos eventos relacionados à educação.

“O grupo Educanto fez parte de diversos eventos durante esse ano, inclusive de um projeto memorável, em parceria com o Procon, o Procon Mirim”, lembra Lívia Lima, coordenadora de Projetos Suplementares.

Miriely Victoria (primeira da esquerda para direita), de 11 anos, tem amor pelo futebol; CBF Social continua ocorrendo em Maceió. Fotos: Leonardo André e Edvan Ferreira

O Procon Mirim foi um evento realizado nos dias 6 e 7 de outubro, que reuniu alunos do 3º ao 5º ano da Escola Doutora Nise da Silveira, localizada no bairro do Antares. O projeto conscientizou e forneceu informações sobre os direitos do consumidor diante de paródias cantadas, cartilhas ilustradas, palestras e uma simulação de fiscalização em um supermercado da parte alta. E por fim, premiou os alunos, que participaram da dinâmica da simulação, com certificados de Fiscais Mirins do Procon.

Eduardo Conceição, de 10 anos, é aluno do 5º ano e conta que aprendeu muito com o Procon Mirim e que vai levar o conhecimento para casa. “Vou dizer à minha mãe pra ela olhar sempre a validade, os prazos e os preços das coisas, vendo se está certo ou errado”, afirmou.

“Nós visamos colocar esse projeto para acontecer durante o ano de 2022, com duas escolas selecionadas por mês a partir de janeiro. Para fazer do mesmo jeito: A visita ao supermercado, eles fazendo essa simulação do Procon e assistindo a apresentação musical do grupo Educanto”, declarou a coordenadora.

Durante o período de distanciamento físico, o projeto Mandala Pró-Cultura, desenvolvido pelo setor de ação cultural da Coordenação Geral de Projetos Suplementares, promoveu diversas visitas virtuais à exposições artísticas, assim como ao Teatro Deodoro, de forma presencial. Através de exposições e apresentações artísticas, o projeto apresentou novos ambientes, ideias e culturas aos alunos. E atualmente tem expandido suas ações a visitas presenciais, seguindo os devidos protocolos sanitários.

Louise Vitória, de 11 anos, aluna da Escola Pompeu Sarmento, conta sua experiência de visitar uma exposição virtual. “Fomos para um museu online e tinham várias artes legais, onde todos faziam comentários e análises sobre o formato e as cores das obras. Só tinha ido presencialmente a um museu quando era pequena. Foi legal ver um pouco de arte durante a pandemia e eu, com certeza, iria novamente, pois gostei bastante”, disse.

CBF Social

O evento com foco no futebol feminino aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no campus A.C Simões. Foi produzido em parceria com a Prefeitura de Maceió, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e contou com uma programação de palestras de personalidades do futebol feminino, um festival de futebol com a participação de mais de 230 crianças e uma seletiva com ampla presença de observadores técnicos de clubes de todo o Brasil.


Miriely Victoria (primeira da esquerda para direita), de 11 anos, tem amor pelo futebol; CBF Social continua ocorrendo em Maceió. Fotos: Leonardo André e Edvan Ferreira

Miriely Victoria, de 11 anos, foi uma das alunas da rede que participou do festival de futebol, e no momento falou da sua relação com o esporte e do seu desejo de levar o amor pelo campo para vida adulta. “Eu amo jogar futebol. Geralmente eu jogo em casa, com meus amigos, na defesa e no ataque. Meu sonho quando eu crescer é ser cantora e poder jogar futebol”, afirmou.

Com o êxito do evento de futebol feminino, Lívia Lima fala que os planejamentos agora vão em direção às futuras atividades esportivas para o ano de 2022. Além de um projeto de capoeira, as reuniões discutem um projeto de jogos desportivos entre as escolas do município e uma parceria com a UFAL, ainda em negociação, para a disponibilização do complexo esportivo para estudantes da rede municipal.

A coordenadora ainda destacou dois eventos deste mês de dezembro: a Maratoninha da Educação, que ocorreu neste dia 12 , e o projeto A Escola Vai ao Cinema, que tem um calendário definido para começar também neste mês. “O projeto A Escola Vai ao Cinema vai ser lançado esse ano. Mas por conta do tempo, algumas escolas vão ser atendidas esse ano e o restante das escolas no ano que vem”, declarou ela.

A Maratoninha da Educação aconteceu na Avenida Sílvio Carlos Viana, no bairro da Ponta Verde, e teve a participação de mais de 500 alunos de 8 a 14 anos, sendo o maior evento de lazer com atividades físicas após o retorno das aulas. Divididos por baterias de acordo com a faixa etária, os alunos foram gratificados através de medalhas.

A Maratoninha da Educação aconteceu na Av. Sílvio Carlos Viana, no bairro da Ponta Verde, e teve a participação de mais de 500 alunos de 8 a 14 anos Fotos: Pâmela Oliveira e Pedro Farias/Ascom Semed

Everton Amaro, de 9 anos, da Escola Municipal Professora Jarede Viana de Oliveira, participou do momento e declarou sua alegria por ter participado das atividades. “É muito legal vir pra praia, eu gostei muito de tudo aqui. Eu adorei participar da corrida e ganhar uma medalha, estou feliz”, afirmou.

Além das ações esportivas, o momento de descontração contou com a presença de animadores e da Biblioteca Volante, que levou uma programação voltada ao estímulo da leitura.