Meio ambiente

Maceió e Litoral Sul têm 10 trechos impróprios para banho de praia

A capital registrou a maior parte dos trechos, com nove deles

Por 7Segundos 07/01/2022 17h05
Maceió e Litoral Sul têm 10 trechos impróprios para banho de praia
Orla de Maceió - Foto: Lucas Meneses

O Boletim de Balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) classificou 10 trechos em Maceió e no Litoral Sul como impróprios para banho de praia. O documento é atualizado toda sexta-feira com informações sobre o estado das praias em Alagoas.

A capital registrou a maior parte dos trechos, com nove deles. Sendo dois na Praia do Pontal da Barra, na Av. Assis Chateaubriand, um a 500 metros ao sul do Emissário da Casal, e outro 500m ao norte; e dois na Praia da Avenida, também na Av. Assis Chateaubriand, um na interseção com à rua Dias Cabral, e outro na interseção com à rua Barão de Anadia.

A Praia de Cruz das Almas tem três pontos, todos na Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes. Um fica entre as ruas Mascarenhas de Brito e Padre Luiz Américo Galvão; outro entre as ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado Costa; e o último entre as ruas Mauro Machado Costa e Sen. Ezequias da Rocha.

Os dois restantes foram na Praia de Jatiúca, na Av. Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira; e na Praia de Jacarecica, em frente à rua “A”.

No Litoral Sul apenas um trecho foi classificado como impróprio. Este fica no Rio Niquim, a mais ou menos 300m da Foz.

Vale lembrar que as praias são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não excederem um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.

E impróprias quando não obedecem ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.