Denúncias de golpes em consórcios falsos aumenta em Maceió, alerta Procon
O diretor do Procon municipal também dá dicas se como se prevenir contra esse tipo de crime
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Maceió alertou que as denúncias e reclamações de crime de estelionato aumentaram em 40% entre o fim de 2021 e o início de 2022.
De acordo com o programa, os golpes são praticados em plataformas online como redes sociais e sites de vendas. Supostos golpistas anunciariam produtos como veículos e imóveis nas plataformas, fariam negócios com os clientes e, após fazer o pagamento, o cliente não receberia o bem.
Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió, diz que os suspeitos costumam pegar fotos de casas, motos e carros na internet e expor os itens nas redes como produtos à venda. O diretor ainda comentou que alguns tiram fotos de casas existentes em Maceió - mas que não são suas - para aumentar a credibilidade do anúncio.
Enquanto conversa com o consumidor, os golpistas também encorajam a vítima a fazer um depósito na conta de um dos funcionários da suposta empresa de consórcio, completando o golpe.
“O consumidor recebe a promessa de que vai receber o bem, mas não tem bem nenhum”, diz Leandro, que ainda diz que às vezes sequer há um contrato de consórcio na negociação.
Cuidados contra golpes
O diretor diz que o Procon Maceió orienta o consumidor a redobrar a atenção e aumentar a cautela quando for interagir com vendedores em site e empresas não consolidados ou de credibilidade duvidosa.
Além disso, Leandro diz que os clientes devem antes averiguar a existência do item, seja insistindo para olhar e usar um pouco do veículo ou visitar o imóvel anunciado antes de realizar o pagamento.
O diretor finaliza ao comentar que há uma presença de empresas que formam esses tipos de golpe na capital alagoana, afirmando ainda que o programa fechou duas que sequer tinham alvará para continuar funcionando recentemente.
Últimas notícias
Por unanimidade, STF condena mais nove réus pela trama golpista
Guarda Municipal recupera tapumes furtados da Praça Sinimbu
Perícia aponta que médico Alan Carlos foi morto por um único tiro em Arapiraca
Estado é aprovado em Programa Nacional de Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral
Morre motorista de caçamba que tombou no Povoado Mangabeira, em Arapiraca
Agente de trânsito é condenado por matar homem atropelado na AL-110, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
