Castramóvel vai atender em Ipioca nesta terça-feira (15)
Equipamento faz castrações dos animais domésticos e de rua para controle de zoonose
Depois de atender a população do Benedito Bentes, o Castramóvel vai estacionar, na próxima terça-feira (15), ao lado da Unidade de Saúde Dr. Jorge David Nasser, no alto de Ipioca. Na ocasião, às 8h, serão entregues 80 fichas para castração de cães e gatos. Cada senha contempla um animal por família.
Em Ipioca, a equipe do Castramóvel vai realizar 20 atendimentos por dia, entre o período de 15 a 18 de fevereiro, das 8h às 14h. Os animais passarão pela triagem de um médico veterinário, que vai fazer o atendimento para avaliação clínica e a realização de hemograma. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados da relação dos animais aptos para a castração.
Vinculada ao Gabinete de Gestão Integrada da Causa Animal, a unidade móvel iniciou suas atividades em janeiro. A primeira parada foi na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes. No local foram realizadas 155 castrações, 839 aplicações de doses de vacina antirrábica e 278 atendimentos clínicos. A ação contou com o apoio da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.
A secretária do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, coordena a equipe para o bom fluxo do projeto. Ela explica que a iniciativa engloba ações educacionais junto à população, que no futuro, vai perceber a redução dos animais nas ruas da cidade.
“O projeto de esterilização de cães e gatos, além de visar o controle populacional, é importante para a saúde humana e do próprio animal. A iniciativa traz melhorias para o Município, pois o trabalho está sendo desenvolvido presta assistência às famílias mais vulneráveis, informa a secretária.
O Gabinete atua nas frentes da saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais. A médica veterinária, Maria Clara Carlos, reforça a importância das ações de controle populacional de animais domésticos para a saúde pública.
"Cães e gatos são transmissores de várias doenças zoonóticas, quando não são vacinados. Além disso, a superpopulação desses animais vai gerar vários problemas para a comunidade, onde ninhadas indesejadas vivem em situação de abandono, sujeitos a maus tratos, podendo se envolver em acidentes de trânsito, atropelamentos, mordeduras", explica a médica veterinária.
Castramóvel
O Castramóvel oferece qualidade de vida para os animais de Maceió em vários aspectos. A iniciativa contribui para a redução de doenças infectocontagiosas, que são transmitidas entre animais e humanos e para a eliminação de cruzamentos inadequados.
Além de reduzir ou estacionar a situação de abandono, e com isso, melhorar a saúde pública, que é um dos pilares do projeto, dentro do propósito do Município de promover políticas públicas para a causa animal.
Como ter acesso
Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência do bairro em que o Castramóvel vai realizar os atendimentos, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do governo federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.
Castramóvel em Ipioca nesta terça-feira (15)
Unidade de Saúde Dr. Jorge David Nasser
Endereço: Rua Alto da Igreja, 163, Ipioca
Distribuição de 80 fichas, às 8h
Últimas notícias
Real Madrid operou Mbappé errado? Entenda meme que viralizou nas redes
Filiação de Gaspar ao PL confirma plano vazado em anotações de Flávio Bolsonaro
Renan Filho deixa governo Lula com o trunfo de ter evitado a greve nacional dos caminhoneiros
Vereador de Arapiraca pode perder mandato por excesso de faltas; MP pede posse de suplente
Vereador cobra pagamentos de emendas a instituições de acolhimento de idosos em Maceió
Incêndio de grandes proporções atinge imóvel em São José da Laje
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
