TRE/AL recebe mais de mil novas urnas eletrônicas
A renovação faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada 10 anos
Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu um lote contendo 1.050 novas urnas eletrônicas, vindas de Mauá, São Paulo. A renovação do parque de urnas faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada 10 anos.
De acordo com Iury Araújo Souza, servidor lotado na Seção de Provisão e Logística de Equipamentos Eleitorais, serão 2959 urnas no total, divididas em três lotes. O servidor explicou que “as mudanças aplicadas às urnas envolvem upgrade nos terminais dos mesários. Esses terminais agora apresentam tela LCD com função de toque. Além disso, os hardwares (componentes eletrônicos) foram atualizados”.
Iury Souza ressaltou, ainda, que os novos procedimentos propiciarão ainda mais segurança em relação às eleições. Ele lembrou que foi mantida a configuração das urnas, principalmente, continuarão não conectadas à internet e que foram implementadas novas camadas de segurança nos sistemas. “A segurança da votação é um pilar fundamental para a manutenção da democracia no país”, finalizou o servidor.
As urnas modelo 2009, que estavam sendo utilizadas nas eleições anteriores, permanecerão nos depósitos do TRE de Alagoas até o fim das eleições de 2022. Depois, serão recolhidas pelo TSE, que fará a reciclagem.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
