TRE/AL recebe mais de mil novas urnas eletrônicas
A renovação faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada 10 anos
Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu um lote contendo 1.050 novas urnas eletrônicas, vindas de Mauá, São Paulo. A renovação do parque de urnas faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada 10 anos.
De acordo com Iury Araújo Souza, servidor lotado na Seção de Provisão e Logística de Equipamentos Eleitorais, serão 2959 urnas no total, divididas em três lotes. O servidor explicou que “as mudanças aplicadas às urnas envolvem upgrade nos terminais dos mesários. Esses terminais agora apresentam tela LCD com função de toque. Além disso, os hardwares (componentes eletrônicos) foram atualizados”.
Iury Souza ressaltou, ainda, que os novos procedimentos propiciarão ainda mais segurança em relação às eleições. Ele lembrou que foi mantida a configuração das urnas, principalmente, continuarão não conectadas à internet e que foram implementadas novas camadas de segurança nos sistemas. “A segurança da votação é um pilar fundamental para a manutenção da democracia no país”, finalizou o servidor.
As urnas modelo 2009, que estavam sendo utilizadas nas eleições anteriores, permanecerão nos depósitos do TRE de Alagoas até o fim das eleições de 2022. Depois, serão recolhidas pelo TSE, que fará a reciclagem.
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
