Eleições

TRE/AL recebe mais de mil novas urnas eletrônicas

A renovação faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada 10 anos

Por Assessoria 16/02/2022 15h03
TRE/AL recebe mais de mil novas urnas eletrônicas
TRE/AL recebe mais de mil novas urnas eletrônicas - Foto: Assessoria

Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu um lote contendo 1.050 novas urnas eletrônicas, vindas de Mauá, São Paulo. A renovação do parque de urnas faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada 10 anos.

De acordo com Iury Araújo Souza, servidor lotado na Seção de Provisão e Logística de Equipamentos Eleitorais, serão 2959 urnas no total, divididas em três lotes. O servidor explicou que “as mudanças aplicadas às urnas envolvem upgrade nos terminais dos mesários. Esses terminais agora apresentam tela LCD com função de toque. Além disso, os hardwares (componentes eletrônicos) foram atualizados”.

Iury Souza ressaltou, ainda, que os novos procedimentos propiciarão ainda mais segurança em relação às eleições. Ele lembrou que foi mantida a configuração das urnas, principalmente, continuarão não conectadas à internet e que foram implementadas novas camadas de segurança nos sistemas. “A segurança da votação é um pilar fundamental para a manutenção da democracia no país”, finalizou o servidor.

As urnas modelo 2009, que estavam sendo utilizadas nas eleições anteriores, permanecerão nos depósitos do TRE de Alagoas até o fim das eleições de 2022. Depois, serão recolhidas pelo TSE, que fará a reciclagem.