TRE/AL recebe mais de mil novas urnas eletrônicas
A renovação faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada 10 anos

Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu um lote contendo 1.050 novas urnas eletrônicas, vindas de Mauá, São Paulo. A renovação do parque de urnas faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada 10 anos.
De acordo com Iury Araújo Souza, servidor lotado na Seção de Provisão e Logística de Equipamentos Eleitorais, serão 2959 urnas no total, divididas em três lotes. O servidor explicou que “as mudanças aplicadas às urnas envolvem upgrade nos terminais dos mesários. Esses terminais agora apresentam tela LCD com função de toque. Além disso, os hardwares (componentes eletrônicos) foram atualizados”.
Iury Souza ressaltou, ainda, que os novos procedimentos propiciarão ainda mais segurança em relação às eleições. Ele lembrou que foi mantida a configuração das urnas, principalmente, continuarão não conectadas à internet e que foram implementadas novas camadas de segurança nos sistemas. “A segurança da votação é um pilar fundamental para a manutenção da democracia no país”, finalizou o servidor.
As urnas modelo 2009, que estavam sendo utilizadas nas eleições anteriores, permanecerão nos depósitos do TRE de Alagoas até o fim das eleições de 2022. Depois, serão recolhidas pelo TSE, que fará a reciclagem.
Últimas notícias

Aumento de deputados impacta salários, assembleias legislativas e emendas

Suspeito com extensa ficha criminal morre em confronto com a PM no Vale do Reginaldo, em Maceió

Integrante do Comando Vermelho é morto em confronto com policiais no Sertão de Alagoas

Homem danifica veículo do vizinho e tenta agredir policiais em Satuba

Senado pauta aumento de deputados às vésperas de fim do prazo

Foragido da justiça por homicídio é preso em barbearia no Tabuleiro do Martins
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
