Orla lagunar ganha balanço gigante de madeira com 5 metros
Moradores aprovaram a novidade e já aproveitam o local para confraternizar com a família ou amigos
De dia ou à noite, a orla lagunar de Maceió não é mais a mesma. Quem passa pela região agora vê outro cenário, ocupado por moradores, de todas as idades, que aproveitam o espaço revitalizado e, agora, com o atrativo de um balanço gigante.
O equipamento começou a ser montado no dia 16, mas só na quinta (17), os trabalhos foram concluídos, após a finalização com a placa “Maceió é Massa”. Antes de estar pronto, o equipamento já foi motivo de folia entre as crianças do bairro.
O balanço tem 5 metros de altura e foi montado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) com madeira de eucalipto sustentável.
Ele está instalado no jardim, que foi construído em um espaço antes tomado por lixo, no início da orla lagunar, próximo à Cambona. Após a limpeza e retirada de todos os resíduos, a área recebeu grama e dois canteiros de acesso à lagoa, além de uma quadra de areia para a prática de beach tênis e outras atividades esportivas.
Quem gostou da novidade foi Kate Alves Cavalcante. Ela conheceu a região ainda criança, quando o avô a levava para brincar na orla lagunar. Hoje, a mãe de Kate é moradora da região, e ela aproveita para levar os filhos para conhecer a nova paisagem.
“Estou trazendo meus filhos para eles verem o que eu vi. Meu avô, quando eu era criança, trazia a gente pra cá. Acho maravilhosa a valorização desse espaço, porque aqui era um local abandonado. Até então não tinha um governante que tivesse visto aqui e realmente fizesse uma mudança como está sendo feita”, comemora.
Wilma Lourenço concorda com Kate. Ela diz que os moradores merecem as ações que a Prefeitura está realizando por lá. “A gente que tem uma orla lagunar maravilhosa como essa merece ser valorizada. Com esse balanço e com esse projeto maravilhoso, a população está adorando, principalmente as crianças, que merecem esse lazer. Nós merecemos”, ressalta.
O espaço está tão valorizado que teve até gravação de dança pelos influenciadores digitais Liedson Mello, Kauê Douglas e Ariel.
De acordo com o assessor especial da Sudes, Robert Wagner, foram retiradas do local, 50 toneladas de lixo antes das mudanças. "A população ganhou um espaço de convivência e as crianças da região já têm um local descente, agradável para brincar. Estamos finalizamos a quadra de beach tênis e em breve instalaremos um parque sustentável", antecipou.
Revitalização
Desde que iniciaram as obras de revitalização - atualmente na segunda etapa - os moradores da região começaram a ocupar os espaços públicos antes abandonados. A orla lagunar foi dividida em 10 trechos de 500 metros, totalizando 5 km de extensão, que serão contemplados com a ação “Eu Amo a Lagoa”.
Na primeira etapa, nos primeiros 500 metros, o lugar ganhou iluminação, reforma na calçada e ciclovia, pintura e sinalização, limpeza de entulhos e outras melhorias. Na segunda, além desses serviços, serão recuperadas duas quadras esportivas e um campo de futebol de areia.
A ação é coordenada pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito e conta com o trabalho da Sudes, da Superintendência de Transporte e Trânsito, da Secretaria de Infraestrutura e da Superintendência de Energia e Iluminação Pública.
Últimas notícias
Homem com mandado de prisão em aberto é detido durante abordagem em Arapiraca
Justiça dá razão à Braskem e impõe freio judicial a protestos em frente à fábrica no Pontal da Barra
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
