Trânsito

SMTT divulga programação do transporte coletivo para o carnaval

Plano conta com veículos de reforço para quem tem o Litoral Norte como destino

Por Secom Maceió 24/02/2022 15h03
SMTT divulga programação do transporte coletivo para o carnaval
SMTT divulga programação do transporte coletivo para o carnaval - Foto: Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) elaborou um plano especial para o transporte coletivo durante os quatro dias de carnaval. A programação do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) tem início no próximo sábado (26) e segue até a quarta-feira de Cinzas (2).

Segundo o planejamento, no sábado será mantida a disposição de veículos praticada aos sábados convencionais. O domingo também terá seu plano mantido como o já definido para outros momentos. Para segunda e terça-feira será obedecida a programação aplicada aos domingos.

Para os quatro dias de Carnaval, do sábado até a terça-feira, serão disponibilizados veículos no Terminal de Cruz das Almas para reforçar a operação com destino ao Litoral Norte. A medida tem como objetivo atender a grande demanda de pessoas que se deslocam neste período para aquela região.

"Nossa programação, em virtude do carnaval, será mista. Não teremos alteração na disposição do serviço no sábado e o mesmo se aplica ao domingo. Já para segunda e terça teremos o mesmo quantitativo aplicado aos domingos", pontuou o coordenador de controle do SIMM, Silvio Sarmento.

A quarta-feira de Cinzas terá uma distribuição diferenciada, a depender da região e do horário. Até às 11 horas, a distribuição de veículos obedecerá o que é planejado aos domingos.

Após este horário, será adotada a programação de sábado, com a frequência referente ao turno da manhã, para todas as linhas do SIMM, exceto para as linhas 024 (Gruta/Centro), 027 (Vila Saem x Centro/Pitanguia), 058 (Fernão Velho/Centro) e 105 (Jardim Petrópolis x Trapiche/Farol), que não operam aos sábados e/ou aos domingos.

As linhas citadas acima iniciarão a operação a partir das 6h da manhã, com um veículo cada, sendo que as linhas 024 e 058 farão uma programação especial com 50% das viagens dos dias úteis até às 11h. Após este horário, a 024 fará a programação de dia útil e a 058, a programação de sábado, conforme a Ordem de Serviço Operacional (OSO) vigente.

Já para as linhas 027 e 105, a operação será completa com a programação total do dia útil, do primeiro ao último horário das viagens.