Alagoas

Diretoria da Fundepes se reúne com laboratório científico da Ufal para discutir projetos de inovação

Um dos projetos é a disponibilização de funcionalidades de relatórios e de transparência de dados

Por 7Segundos com Assessoria 23/03/2022 17h05
Diretoria da Fundepes se reúne com laboratório científico da Ufal para discutir projetos de inovação
Fundepes é parceira do maior espaço de tecnologia e inovação de Alagoas - Foto: Assessoria

A Diretora Financeira da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Edriene Teixeira, se reuniu, nesta quarta-feira (23), com a coordenação do Laboratório de Computação Científica (LCCV), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na oportunidade, foi explanado o desenvolvimento de projetos institucionais, encabeçados pela Fundepes em parceria com o laboratório.

"O Laboratório Científico da Ufal tem sido um importante parceiro na atualização de processos e fluxos dentro da Fundação. Nós estamos detalhando cada etapa que pode ser ajustada no modelo de gestão para promover mais eficiência nos projetos que são geridos dentro da nossa instituição", destacou a diretora financeira da Fundepes, Edriene Teixeira.

Um dos projetos delineados pela Fundepes em parceria com o LCCV é uma iniciativa que disponibilizará funcionalidades de relatórios e de extração de dados voltados para a transparência ativa, para publicização dos processos aquisitivos e de dados abertos, cumprindo, assim, um importante princípio administrativo, que é o da publicidade, além de oportunizar o controle social.

Atualmente, a Fundepes utiliza o Sistema de Administração e Gestão Integrada (SAGI) para administrar os processos internos. Contudo, este programa é baseado em uma realidade que foi modelada há 15 anos, pouco dispondo de ferramentas gerenciais. Para mudar esse contexto, o Sumé, que é um dos projetos em desenvolvimento do LCCV, permitirá, dentre outras, a consulta dos produtos previstos nos planos de trabalho dos projetos, o que dará um subsídio para a formulação do planejamento anual de compras, agregando, assim, valor aos projetos desenvolvidos.