Museu da Uneal receberá obras de arte retiradas de aeroportos privatizados
No total, a instituição irá receber oito obras de arte, entre gravuras e telas de autores consagrados nacionalmente
O Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, Museu da Universidade Estadual de Alagoas, sediado no Campus V, em União dos Palmares, foi contemplado com a doação de oito obras de arte, entre gravuras e telas de autores consagrados nacionalmente, pela Infraero e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
A conquista é resultado da resposta do Sistema de Museus da Uneal, sob a coordenação do professor Jairo José Campos da Costa, à chamada pública organizada pelas instituições doadoras, em 2021. “Só puderam participar da seleção os museus devidamente cadastrados no IBRAM. A chamada para a doação se justificou em função da privatização de alguns aeroportos do Brasil”, explicou Campos.
Deste modo, as obras de arte serão retiradas dos aeroportos privatizados e encaminhadas a museus para apreciação pública. As peças destinadas ao Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva virão do Aeroporto de Brasília (sete delas) e do Aeroporto de Manaus.
A equipe gestora da Universidade está em articulação para transporte das obras, obedecendo às regras e os protocolos dos órgãos responsáveis. “Com este acervo, pretendemos criar a Pinacoteca da Uneal para proporcionar à comunidade acadêmica e à sociedade alagoana mais um espaço de apreciação estética da Instituição”, frisou Jairo Campos.
O resultado da chamada pública pode ser acessado através do endereço: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/ibram-e-infraero-divulgam-lista-de-museus-contemplados-com-doacoes-de-obras-de-arte
Últimas notícias
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs
Câmara de Maceió nomeia mais 12 aprovados em concurso em comemoração ao Mês do Servidor
Lojistas do Agreste apostam no Natal Premiado para aquecer vendas de fim de ano
Prefeito Déo garante instalação de poço em comunidade quilombola de Japaratinga
Preso suspeito de tráfico drogas e de integrar Comando Vermelho na Rota dos Milagres
[Vídeo] Operação contra crime organizado prende 15 suspeitos em várias cidades de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
