Geral

Projeto visa distribuir quase 20 mil toneladas de peixe para famílias em Pilar

Ação da prefeitura deve afetar cerca de 10 mil famílias de baixa renda no município

Por Ascom Pilar 13/04/2022 15h03
Projeto visa distribuir quase 20 mil toneladas de peixe para famílias em Pilar
Cada pilarense deve receber 2kg de peixe e 1kg de arroz - Foto: Reprodução/Assessoria

O feriado religioso será de mesa farta no Pilar. É que a Prefeitura Municipal retomou o projeto Mesa Viva e, nesta quarta-feira (23), iniciou a distribuição de quase 20 toneladas de peixe para cerca de 10 mil famílias de baixa renda. Além de 2 kg de peixe, cada pilarense recebeu também 1 kg de arroz branco e uma garrafa de leite de coco. Teve até entregue de receita elaborada pelo chefe de cozinha Sérgio Jucá, que ensina a fazer um delicioso arroz cremoso de peixe ao coco.

Prefeito do Pilar, Renato Filho percorreu, no início da manhã, os principais pontos de entrega, destacando a importância do projeto Mesa Viva.

“De todas as minhas lutas, nenhuma é mais importante do que combater a fome do próximo, a primeira e mais extrema das necessidades. Com o arrefecimento da pandemia e o avanço da vacinação contra a Covid-19, pudemos retomar essa iniciativa, uma tradição história de nossa cidade, distribuindo o peixe da Semana Santa e garantindo às famílias este momento de celebração cristã. Que tenhamos uma Páscoa com mesa farta para todos os alagoanos, hoje e sempre. E enquanto eu tiver força, se Deus permitir, ninguém vai ficar sem o seu pão de cada dia”, afirmou Renato Filho.

O trabalho das equipes da Secretaria de Assistência Social teve início na segunda-feira (11), quando as fichas começaram a ser entregues de casa em casa. Foram 12 os locais de coleta. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), era grande a expectativa pelo peixe fresquinho.

A dona de casa Zélia dos Santos esteve no CRAS e não enfrentou fila. Ela tem quatro filhos, mas conta que a casa fica cheia na Sexta-feira da Paixão. “Esse peixe chegou na hora certa porque vou receber dez pessoas. Ainda bem que conto com a ajuda da minha nora para cozinhar para tanta gente [risos]”, afirmou a moradora do loteamento Edite França.

Já o pintor Gilberto Vieira, que vive com a esposa e dois filhos, também não escondeu o entusiasmo. “O ‘peixe pescada branca’ é muito gostoso. Prefiro peixe à carne de boi. É muito mais saudável”, disse Gilberto, acrescentando que o almoço da sexta-feira será mais que especial.