Educação relembra ações realizadas em Maceió em homenagem à data
Diversas atividades pedagógicas ajudaram na interação entre os professores e alunos, além de melhorar o processo ensino-aprendizagem
O Dia Mundial do Livro é comemorado neste sábado (23) com muita celebração e recomeços ao redor do mundo e no Brasil. Isso porque estão sendo desenvolvidas ações presenciais nas escolas, após dois anos de pandemia, que auxiliam no desempenho do aluno e que incentivam o gosto pela leitura. Em Maceió, as unidades escolares, professores e diversos setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) têm estimulado o hábito de ler por meio de projetos sociais.
O projeto Biblioteca Móvel é uma dessas ações implantadas no Município com carinho e atenção de todos, tanto na comunidade quanto na rede em si. Através dessa ação, diversos alunos da educação infantil, ensino fundamental e de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) conseguiram aperfeiçoar a escrita e a forma de ver o mundo.
A ação itinerante é realizada através de um ônibus que fica estacionado em frente às escolas municipais. O Biblioteca Móvel retornou com as atividades no primeiro semestre de 2022, com contação de histórias em frente à Escola Arnon de Melo, no Jacintinho, na terça-feira (19).
O local é colorido, aconchegante, com almofadas no chão e decoração chamativa, com livros sobre diversos assuntos, que vão do conto de fada ao infanto-juvenil, Histórias em Quadrinhos (HQs) e clássicos da literatura. Além desses, existem livros em braille e para leitores com baixa visão. Cerca de 750 obras compõem o acervo. Dentro do ônibus também são apresentadas contações de histórias por uma equipe de técnicas e artistas da Semed.
Outra ação implantada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, foi a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que conta com mais de 6 mil estudantes disputando premiações da competição. Os alunos concorrem com textos dentro dos gêneros poesia, memórias literárias e crônicas, sobre o tema 'Maceió: um olhar para a cultura local'. Este ano a OLP homenageia o poeta e escritor Lêdo Ivo, que publicou livros altamente qualificados e comentados em Alagoas e fora do estado, como 'Ninho de Cobras' e 'Confissões de um Poeta'.
Além dos projetos já citados, há também o Sarau Cultural, que leva às comunidades e aos estudantes da rede municipal de ensino um momento de descontração e criação de poemas, como também a apresentação oral dos textos. Essa ação foi realizada durante a pandemia pela equipe da biblioteca Carlos Moliterno, da Semed, e tem previsão de retorno para maio deste ano, agora de forma presencial.
Aurélio Lins é bibliotecário e responsável pelo Setor Rede de Bibliotecas/BCM. Ele acompanha todas as ações desenvolvidas pelo setor na rede municipal e, junto a uma equipe, orienta os outros setores quando realizam projetos de cunho literário na comunidade. Para ele, a cultura da leitura deve ser estimulada desde a infância.
"Eu, como bibliotecário, reconheço a importância do incentivo à leitura, principalmente, em relação às crianças e seus desenvolvimentos, porque a gente sabe que a leitura é uma ferramenta de ascensão social e de construção de cidadania das crianças. A criança com leitura vai ter facilidade pra escrever e produzir. É necessário incentivar desde pequeno a cultura de leitura", afirma o responsável pelo Setor Rede de Bibliotecas/BCM, Aurélio Xavier Lins.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
