Alagoas registra crescimento de 7,7% do PIB em 2021
Dados foram divulgados pela Seplag nesta quinta-feira

Dados divulgados pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag) mostram que a estimativa anual de 2021 para o Produto Interno Bruto (PIB) aponta um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O resultado, divulgado nesta quinta-feira (28), foi motivado pelas variações positivas em todos os setores: Agropecuária (6, 8%), Indústria (12,8%) e Serviços (7,1%) , e apontam a recuperação da economia após a forte queda provocada pelos efeitos da pandemia.
De acordo com o secretário Fabrício Marques, os dados apontam ainda que no acumulado do ano 2020-2021, período mais intenso das medidas restritivas frente à pandemia, Alagoas registrou maior crescimento em comparação com os estados que realizam o cálculo de sua economia trimestral e anualmente.
Estes números são muito esperados para olharmos o que aconteceu no passado e, com base nisso, os analistas podem antecipar o que pode acontecer neste ano de 2022. É preciso pontuar que Alagoas, no ano passado, foi o estado brasileiro que teve o maior percentual de crescimento de empregos formais, relativamente no país, e apresentou bons números em setores como a indústria, serviços e o setor agropecuário. A performance foi muito acima da média” .
De acordo com os dados, o setor da agropecuária demonstrou variações positivas, especialmente nas lavouras de cana-de-açúcar, principal produto do Estado, que vem crescendo e contribuindo para a alavancagem do setor no período analisado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação ao setor industrial, o destaque foi o crescimento nos subsetores: indústria de transformação; construção e eletricidade; gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, que obtiveram crescimento estimado de 12,5%; 12,4% e 18,4%, respectivamente.
Já o setor de serviços conseguiu se recuperar, pois com a flexibilização das medidas de contenção da pandemia, todos seus subsetores variaram positivamente.
O superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Robson Brandão, pontua que a estimativa trimestral acumulada para o ano 2021 demonstra uma tendência da economia. “Importante ressaltar que a Seplag utiliza o cálculo baseado nas mesmas ponderações das contas regionais no IBGE”, conclui.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
