Maceió

Inscrições para o I Jogos Municipais da Diversidade LGBTQIA+ começam nesta quinta-feira (5)

Inscrições seguem até o próximo dia 11 e o evento ocorre nos dias 14 e 15 de maio

Por Ascom Semtel 04/05/2022 10h10
Inscrições para o I Jogos Municipais da Diversidade LGBTQIA+ começam nesta quinta-feira (5)
Ação visa promover a prática esportiva e o diálogo com a comunidade e o desenvolvimento de ações que visem contribuir para o combate à LGBTfobia. - Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

As inscrições para o I Jogos Municipais da Diversidade LGBTQIA+ , que terá como tema “Quebrando o silêncio! Tire o seu respeito do armário”, começam nesta quinta-feira (5) e podem ser realizadas até o dia 11 deste mês. O evento, que acontece nos dias 14 e 15 de maio, será realizado na orla da Praia de Pajuçara e na Orla Lagunar, no bairro do Vergel.

Para participar, os interessados devem realizar inscrição pelo email [email protected], informando nome completo, RG e data de nascimento. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, é direcionada para maiores de dezoito anos.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Maria Cícera, a ação tem como objetivo promover o esporte e lazer para toda a sociedade, como forma de incentivar a inclusão e o respeito às diferenças. “A Semtel fomenta a prática esportiva e inclusão social em diversos grupos de Maceió. Agora, nosso público é a comunidade LGBTQIA+, com a proposta de promover a interação, o diálogo e o fortalecimento do respeito à diversidade na nossa capital”, pontuou a servidora.

“O I Jogos Municipais da Diversidade LGBTQIA+ foi pensado com o intuito de estimular a comunidade composta por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, trans, queers, pansexuais, agêneros, pessoas não binárias e intersexo (LGBTQIA+) à prática esportiva como mais um instrumento de enfrentamento a LGBTfobia”, explicou o coordenador de Diversidade Sexual, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Rafael Gomes.

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura promoverá ações voltadas para a comunidade LGBTQIA+, com palestras, mostras de filmes, exposições e seminários sobre a temática. O objetivo do projeto é promover direitos, o diálogo com a comunidade e o desenvolvimento de ações que visem contribuir para o combate à LGBTfobia.

Programação

No sábado (14), a partir das 15h, na Praça Gerônimo Cirqueira, na orla da Praia de Pajuçara (em frente ao restaurante Dragão), acontecerá um campeonato de futsal e Vôlei 4x4, além de ações de lazer e recreação, como dança, funcional e alongamento.

Já no domingo (15), a partir das 8h, no trecho da “Rua Aberta”, na Orla Lagunar, situada no Vergel do Lago, próximo ao espaço criativo “Balanço Gigante”, os participantes poderão exercitar o corpo e socializar participando de um campeonato de queimado e atividades de lazer.