Geral

Assistentes Sociais falam da importância do trabalho que desempenham no Município

Dia do Assistente Social é comemorado neste domingo (15)

Por Secom Maceió 15/05/2022 09h09
Assistentes Sociais falam da importância do trabalho que desempenham no Município
Assistentes Sociais falam da importância do trabalho que desempenham no Município - Foto: Secom Maceió

Neste domingo, 15 de maio, é comemorado o dia do Assistente Social. Além de comemorativo, é um dia para relembrar o trabalho realizado por esses profissionais que lutam diariamente para diminuir as desigualdades sociais no país.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) conta com cerca de 200 assistentes sociais e alguns desse profissionais falaram sobre a importância do trabalho deles e como se sentem exercendo essa profissão que garante os direitos de quem mais precisa no município de Maceió.

“É uma profissão de extrema importância na nossa sociedade, porque o assistente social está próximo de quem mais precisa. Temos o papel de mostrar o acesso a direitos, muitas vezes desconhecidos, direitos básicos, como a documentação civil, a saúde, a educação. Trabalhamos com o desafio de fazer a interlocução entre as políticas públicas e os usuários”, pontuou a assistente social.

“Para mim é gratificante ter essa profissão. Todo dia é algo novo, uma nova demanda, algo que irá promover a melhoria na qualidade de vida da população. Diariamente, temos a possibilidade de visualizar mudanças concretas na vida de famílias, de crianças, adolescentes , mulheres e idosos que é o nosso público atendido. O acesso aos direitos acaba sendo acesso à mudança de vida. A família é o centro da Assistência Social”, finalizou Adriane.

O trabalho do assistente social é muito importante porque atuamos com o objetivo de propiciar à população as condições necessárias para a garantia dos direitos, duramente conquistados ao longo dos tempos e que atualmente vêm sendo vilipendiados. Enfim, como determina nosso Código de Ética devemos ‘contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados", explicou Jonorete.

‘’Eu costumo dizer que se eu tivesse que passar por tudo de novo para ser assistente social, sem dúvidas eu não titubearia. Sou assistente social há 33 anos e há 26 atuo com pessoas idosas nas mais variadas atividades. Trabalhar com essas pessoas é muito gratificante, não só pela garantia dos direitos, mas principalmente por estar com quem conquistou esses direitos, sem a lutas desses idosos não teríamos a proteção social, por exemplo”, destacou a assistente social.

“Destaco que o trabalho do profissional de serviço social reúne contribuições diferenciadas e específicas dentro das instituições as quais estão inseridos, pelo fato de mobilizar os usuários dos serviços no que está relacionado à melhoria da qualidade de vida, alcance de informações qualificadas e acesso a direitos. Por trabalhar na busca incessante da igualdade, justiça social e democracia, o assistente social torna-se fundamental em inúmeros processos de trabalho, percorrendo desde a execução de políticas sociais à construção e gerenciamento de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais”, explicou o assistente social.

“Ser Assistente Social para mim é motivo de grande orgulho. Me insiro num estado pleno de realização profissional quando vejo meu trabalho impactar diretamente no cotidiano de indivíduos, famílias e comunidade em geral”, finalizou Elias.

“Para mim trabalhar como Assistente Social é uma realização profissional e pessoal. Ter a possibilidade de utilizar o aprendizado adquirido na minha formação é muito gratificante. Tento levar com acolhimento a informação, orientação e a oferta de serviços que permitam suprir as necessidades dos usuários e no acompanhamento as famílias e ou indivíduos incentivar o seu empoderamento enquanto cidadão”, relatou a assistente social Maricélia Santana.

Para o secretário de Assistência Social de Maceió, Carlos Jorge, o trabalho realizado pelos assistentes sociais é de suma importância porque tem objetivo de garantir os direitos de centenas de famílias em vulnerabilidade social.

“Parabenizamos a esses profissionais que atuam diariamente nos 46 equipamentos da Semas e nos demais órgãos da Prefeitura levando os serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas às famílias em situação de vulnerabilidade de Maceió", parabenizou o secretário.